Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/65114
Author(s): Gregório, Maria João
Padrão, Patrícia
Barros, Renata
Graça, Pedro
Title: A rádio com atividade pedagógica de integração das ciências da comunicação na formação dos nutricionistas
Issue Date: 2012
Description: A formação em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto apresentou desde sempre uma componente relacionada com a comunicação, quer de forma direta ou indireta, evidenciando a importância atribuída à necessidade de capacitar os futuros profissionais de saúde para a intervenção no espaço público. No entanto, a integração das ciências da comunicação na formação dos Nutricionistas tem sido alvo de um percurso irregular, característico de duas ciências em franca evolução, refletindo ainda as enormes transformações sociais e tecnológicas nas sociedades contemporâneas e os desafios que se colocam à atuação do Nutricionista.No sentido de uniformizar as competências nesta área foi criada em 2007/2008 a Unidade Curricular (UC) de Comunicação na FCNAUP, a única instituição pública a formar Nutricionistas em Portugal, sendo lecionada no 2o semestre do 1o ano. A UC tem como objetivos capacitar os futuros profissionais para a produção e divulgação científica na área das7660ciências da nutrição, desde a seleção e recolha de informação de qualidade às competências para a difusão de informação científica aos pares e para os diferentes públicos, utilizando metodologias e linguagem adequada.No ano letivo de 2010/2011, foi criada uma atividade pedagógica na UC no âmbito de um programa de rádio intitulado "Ondas   Nutricionais", que teve como objectivo capacitar os alunos para a divulgação de informação e comunicação para o público em geral utilizando a rádio como meio de comunicação. Esta atividade prática consistiu na elaboração de um guião de orientação para a gravação de uma emissão via rádio, tendo como ponto de partida a transformação de um artigo científico previamente elaborado pelos estudantes e assente num tema atribuído pelos docentes. A elaboração deste texto para difusão pública utilizando como suporte a Rádio desenvolveu-se como atividade de grupo, com 3 a 4 elementos, ao longo de 3 sessões teórico-práticas, de modo a proporcionar a discussão entre pares e a aquisição de competências em trabalho de equipa. Como objetivos específicos, pretendia-se que os alunos adquirissem competências ao nível da adaptação dos conteúdos e da linguagem técnico- científica de acordo com o formato da comunicação para a rádio e também de acordo os interesses do público alvo, de forma a que a informação transmitida fosse clara, perceptível e eficiente. A gravação do programa da rádio ocorreu em contexto real, no âmbito de um programa existente na Engenharia Rádio da   Universidade   do   Porto,   intitulado   "Ondas   Nutricionais",  o  qual  foi  desenvolvido  inicialmente  com  o  propósito  de  funcionar  como  apoio  às   atividades pedagógicas no âmbito da UC de Comunicação.Espera-se que este modelo inovador de atividade pedagógica contribua para a formação do Nutricionista, ao qual se exige, cada vez mais, que seja capaz de ir além de um mero difusor de informação e seja capaz de ser gerador de mudança, de transformação, incentivando o aparecimento de processos individuais e colectivos de mudança na comunidade.
Subject: Ciências da Saúde, Ciências médicas e da saúde
Health sciences, Medical and Health sciences
Scientific areas: Ciências médicas e da saúde
Medical and Health sciences
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65114
Source: Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência
Document Type: Capítulo ou Parte de Livro
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FCNAUP - Capítulo ou Parte de Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
46942.pdf286.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons