Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/63224
Author(s): Oliveira, Maria do Carmo Pereira
Title: A sintaxe da coordenação e os conectores conclusivos : estudo de caso : a coordenação conclusiva na estruturação de textos argumentativos de jovens em idade escolar
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2011
Abstract: O principal objectivo desta dissertação consiste na verificação das propriedades sintácticas das estruturas complexas que envolvem relações de conclusão. A este surge aliado um segundo prop6sito que visa determinar de que modo os jovens em idade escolar dominam o conhecimento explicito da gramatica da coordenação e de que forma o conseguem actualizar em produções escritas. Assim, este trabalho apresenta duas partes distintas: a primeira parte aborda questões atinentes à coordenação, aos conectores conclusivos e à estrutura sintática das frases conclusivas e a segunda descreve um estudo de caso, desenvolvido com um grupo de alunos do Ensino Básico de uma escola da cidade do Porto. Dado que a gramatica tradicionalmente inclui as frases conclusivas entre as coordenadas e face à existência de alguns estudos que contestam essa inclusão, interessou-nos apurar as principais propriedades da coordenação. Nessa medida, apresentamos uma revisão critica das características mais relevantes dos complexos coordenados: a Lei de Coordenação de Semelhantes, a Condição de Estrutura Coordenada e o Movimento de Extração Simultânea e a Elipse Lacunar. Com base nos estudos Linguísticos mais recentes, procedemos à descrição da sintaxe da coordenação, tradicionalmente perspetivada como uma organização multinuclear. Actualmente as hipóteses de descrição da coordenação caracterizam-na como uma estrutura hierárquica assimétrica, proposta que adoptamos nesta dissertação. Dado que a coordenação pode ser articulada por conjunções coordenativas, verificamos as propriedades consensualmente reconhecidas a estes itens e tentamos descrever os conectores conclusivos. Assim, e apresentado um breve percurso diacrónico de todos os itens que as varias gramaticas elencam como capazes de estabelecer a articulação conclusiva [...]
Subject: Língua portuguesa - Sintaxe
Competência linguística - Ensino básico
URI: http://hdl.handle.net/10216/63224
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000213520
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000162347.pdf4.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.