Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/63224
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dc.creatorOliveira, Maria do Carmo Pereirapt_PT
dc.date.accessioned2012-07-17T23:11:28Z-
dc.date.available2012-07-17T23:11:28Z-
dc.date.issued2011pt_PT
dc.identifier.other000213520pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/63224-
dc.description.abstractO principal objectivo desta dissertação consiste na verificação das propriedades sintácticas das estruturas complexas que envolvem relações de conclusão. A este surge aliado um segundo prop6sito que visa determinar de que modo os jovens em idade escolar dominam o conhecimento explicito da gramatica da coordenação e de que forma o conseguem actualizar em produções escritas. Assim, este trabalho apresenta duas partes distintas: a primeira parte aborda questões atinentes à coordenação, aos conectores conclusivos e à estrutura sintática das frases conclusivas e a segunda descreve um estudo de caso, desenvolvido com um grupo de alunos do Ensino Básico de uma escola da cidade do Porto. Dado que a gramatica tradicionalmente inclui as frases conclusivas entre as coordenadas e face à existência de alguns estudos que contestam essa inclusão, interessou-nos apurar as principais propriedades da coordenação. Nessa medida, apresentamos uma revisão critica das características mais relevantes dos complexos coordenados: a Lei de Coordenação de Semelhantes, a Condição de Estrutura Coordenada e o Movimento de Extração Simultânea e a Elipse Lacunar. Com base nos estudos Linguísticos mais recentes, procedemos à descrição da sintaxe da coordenação, tradicionalmente perspetivada como uma organização multinuclear. Actualmente as hipóteses de descrição da coordenação caracterizam-na como uma estrutura hierárquica assimétrica, proposta que adoptamos nesta dissertação. Dado que a coordenação pode ser articulada por conjunções coordenativas, verificamos as propriedades consensualmente reconhecidas a estes itens e tentamos descrever os conectores conclusivos. Assim, e apresentado um breve percurso diacrónico de todos os itens que as varias gramaticas elencam como capazes de estabelecer a articulação conclusiva [...]pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000213520pt_PT
dc.subjectLíngua portuguesa - Sintaxept_PT
dc.subjectCompetência linguística - Ensino básicopt_PT
dc.titleA sintaxe da coordenação e os conectores conclusivos : estudo de caso : a coordenação conclusiva na estruturação de textos argumentativos de jovens em idade escolarpt_PT
dc.typeTesept_PT
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