Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/57324
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Alcina Silva Santospt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T00:26:05Z-
dc.date.available2012-01-21T00:26:05Z-
dc.date.issued2012pt_PT
dc.identifier.other000211514pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/57324-
dc.description.abstractO objectivo da nossa investigação, que versa sobre «As flores, na pintura da Anunciação nos séculos XVI e XVII na simbologia Cristã e na Arte Decorativa», foi entender o modo como os pintores utilizaram as flores, tanto em termos simbólicos, como decorativos no período de tempo em análise. No estudo efectuado, socorremo-nos de cinco pinturas portuguesas do séc. XVI e outras cinco do séc. XVII, subordinadas ao tema da "Anunciação" a fim de compreender a razão da existência da jarra com a flor de Açucena, no século XVI, e a existência da mesma, no seculo XVII, adornada com outras espécies de flores, as quais, mesmo não perdendo a sua simbologia individual, surgem com realismo e naturalismo, decorando o espaço reservado a Virgem Maria. Verificamos que o simbolismo cristão do séc. XVI, foi, no século seguinte, complementado com o decorativismo elaborado pela mão humana, no qual foi dada particular atenção tanto à cor, como a composição e às proporções próprias da arte floral, aspectos que são devidamente esclarecidos. Esta alteração, que reflecte de certo modo, o ambiente religioso renovado pelas orientações e tratados pós-tridentinos, trouxe para as pinturas da Anunciação uma nova leitura da mensagem iconográfica: o momenta representado nas obras do séc. XVI sublinha, essencialmente, o anuncio do anjo (a Anuncia ao) ao passo que as do seculo seguinte reflectem também a Encama ao e a Adoração.pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000211514pt_PT
dc.subjectPintura religiosa - Portugal - séc. 16-17pt_PT
dc.titleAs flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativapt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESEMESALCINASILVA000147530.pdf9.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.