Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/56002
Author(s): Almeida, Isabel Maria Gonçalves
Title: O Diário do Leitor/Journal du Lecteur : dispositivo pedagógico ao serviço de uma pedagogia da leitura e da escrita nas disciplinas de Português e de Francês
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2010
Abstract: O Diário do LeitOl/ Joumal du Lecteur é um dispositivo pedagógico que colocámos ao serviço de uma pedagogia da leitura e da escrita nas disciplinas de Português e de Francês. Com a implementação deste dispositivo nas nossas turmas, procurámos numa primeira intervenção desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita. Numa segunda intervenção, fizemos adaptações que se basearam em valores tais como a liberdade, a confiança, a responsabilidade, o compromisso e a cooperação. Estas adaptações consistiram na criação de uma comunidade de leitores/escreventes, na formulação de várias instruções de escrita dadas a escolher aos alunos e na aplicação de grelhas de auto-regulação e de metacognição. Os resultados alcançados nas duas disciplinas relativamente à escrita no DL/JDL foram, de uma forma geral e no seu contexto próprio, globalmente positivos.
Subject: Diário do Leitor
Língua portuguesa - Ensino
Língua francesa - Ensino
Escrita
Leitura
Pedagogia
URI: http://hdl.handle.net/10216/56002
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000207119
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemestisabelalmeida000127804.pdf96.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.