Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/54908
Author(s): Andrade, Cristina Alexandra Tabuada de
Title: O contributo dos exercícios de lacuna de informação para o desenvolvimento da comunicação oral
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2010
Abstract: O presente trabalho é o resultado de um processo de investigação-acção desenvolvido na Escola Secundária de Ermesinde e na Escola Básica 1 de Santa Cruz, em Freamunde, no âmbito da Iniciação à Prática Profissional do Ensino do Inglês e do Alemão, durante o ano lectivo de 2009/2010. Após o contacto inicial com os discentes, o diagnóstico de áreas problemáticas, nomeadamente a relutância e inibição na expressão oral, e a definição de procedimentos a implementar para a obtenção de mudanças positivas, os exercícios com lacunas de informa,ção foram encarados como uma estratégia eficaz para incentivar e desenvolver a expressão oral em língua estrangeira. Ao longo do ano lectivo foram aplicados, em contexto de sala de aula, dois ciclos de investigação e, de acordo com metodologias propostas por autores de renome na área em questão, foram analisados e interpretados os dados recolhidos. Os resultados obtidos confirmam a pertinência e eficácia da estratégia escolhida. O presente estudo apresenta-se como válido e como um reforço da pertinência dos exercícios de lacuna de informação no desenvolvimento de competências de expressão oral nas aulas de língua estrangeira.
Subject: Língua estrangeira - Ensino
Língua inglesa - Ensino
Língua alemã - Ensino
Comunicação oral
URI: http://hdl.handle.net/10216/54908
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205653
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemestcristinaandrade000122633.pdf4.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.