Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/54908
Autor(es): Andrade, Cristina Alexandra Tabuada de
Título: O contributo dos exercícios de lacuna de informação para o desenvolvimento da comunicação oral
Editor: Porto : [Edição do Autor]
Data de publicação: 2010
Resumo: O presente trabalho é o resultado de um processo de investigação-acção desenvolvido na Escola Secundária de Ermesinde e na Escola Básica 1 de Santa Cruz, em Freamunde, no âmbito da Iniciação à Prática Profissional do Ensino do Inglês e do Alemão, durante o ano lectivo de 2009/2010. Após o contacto inicial com os discentes, o diagnóstico de áreas problemáticas, nomeadamente a relutância e inibição na expressão oral, e a definição de procedimentos a implementar para a obtenção de mudanças positivas, os exercícios com lacunas de informa,ção foram encarados como uma estratégia eficaz para incentivar e desenvolver a expressão oral em língua estrangeira. Ao longo do ano lectivo foram aplicados, em contexto de sala de aula, dois ciclos de investigação e, de acordo com metodologias propostas por autores de renome na área em questão, foram analisados e interpretados os dados recolhidos. Os resultados obtidos confirmam a pertinência e eficácia da estratégia escolhida. O presente estudo apresenta-se como válido e como um reforço da pertinência dos exercícios de lacuna de informação no desenvolvimento de competências de expressão oral nas aulas de língua estrangeira.
Assunto: Língua estrangeira - Ensino
Língua inglesa - Ensino
Língua alemã - Ensino
Comunicação oral
URI: http://hdl.handle.net/10216/54908
Ligação ao Catálogo: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205653
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FLUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tesemestcristinaandrade000122633.pdf4.32 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.