Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/54898
Author(s): Barroso, João Pedro dos Reis
Title: Do juízo à acção : pragmática das condições a priori da argumentação no ensino da filosofia
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2010
Abstract: Esta investigação-acção tem com âmbito de estudo a argumentação no ensino da Filosofia. Neste panorama temático, é fundamental estabelecer e investigar as condições a priori da argumentação, de modo a desenvolver práticas argumentativas no ensino da Filosofia no ensino secundário. Neste sentido, é necessário responder à seguinte questão: Será que as condições da argumentação são pressupostos a priori da compreensão e do entendimento, ou desenvolvem-se a posteriori nos processos dialógicos? A identificação de condições fundamentais para a argumentação, e compreensão intersubjectiva, é importante para o desenvolvimento das competências de problematização e argumentação dos sujeitos da comunidade de comunicação. Esta comunidade de comunicação é constituída por quatro tuImas de Filosofia dos 100 e 110 anos da Escola Secundária Carolina Michäelis. O desenvolvimento destas condições decorre na argumentação pragmática no contexto de sala de aula. As condições a priori da argumentação são justificadas pela pragmática do uso dos argumentos utilizados pelos intervenientes da comunidade de comunicação. Assim, são as aplicações argumentativas que determinam a importância das condições a priori da argumentação na compreensão intersubjectiva.
Subject: Filosofia - Ensino
Argumentação
Intersubjectividade
Pragmática
Racionalidade
URI: http://hdl.handle.net/10216/54898
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205640
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemestjoaobarroso000122772.pdf356.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.