Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/54777
Author(s): Almeida, Ana Teresa Moreira dos Santos
Title: o treino do paladar: marcadores precoces de uma alimentação saudável para a vida : Monografia : Training taste: early markers of healthy eating for life
Publisher: Porto : edição de autor
Issue Date: 2010
Abstract: Resumo da tese: O sabor é um dos principais determinantes do desenvolvimento de preferências e aversões alimentares, influenciando desta forma a escolha dos alimentos e, consequentemente, a saúde e o risco de doenças no Ser Humano. O desenvolvimento dos hábitos alimentares tem diferentes vertentes: 1) transmissão genética - gosto inato ao doce e aversão ao amargo; 2) factores culturais - o comportamento inato em relação aos gostos elementares converte-se numa conduta integrada a nível cortical e tem associação com relações afectivas e sociais; 3) factores familiares - criar um ambiente familiar positivo, apresentar alimentos novos múltiplas vezes e não desistir facilmente; 4) imitação - aprendizagem por imitação e o desejo de agradar aos adultos. Todas estas vertentes parecem ter um papel muito importante no desenvolvimento do paladar na infância. As crianças gostam do que conhecem e a aceitação de novos alimentos não é instantânea e requer exposição repetida. É pois um desafio interessante para pesquisas futuras, perceber até que ponto a programação precoce de sabor afecta a futura aceitação de alimentos. Pretende-se com o presente trabalho efectuar, com base numa revisão bibliográfica não sistematizada, considerações e sugestões sobre o tema. Efectivamente, com base na literatura, pretende a autora transpor conceitos teóricos para a aplicabilidade clínica, visando em última instância a melhoria da procura alimentar desde idades precoces, com consequente promoção da saúde das populações.
Thesis abstract: Taste is one of the main determinants of the development of food preferences and dislikes, thus influencing the choice of foods and, consequently, health and the risk of diseases to human bring. The development of eating habits has different aspects: 1) genetic transmission - innate taste for sweet and dislike for bitter; 2) cultural aspects - innate behaviour towards basic tastes turns into an integrated conduct in a cortical level and associates to affective and social relations; 3) family aspects - create a family positive environment, presenting new foods many times and not giving up easily; 4) imitation - learning by imitation and the wish to please adults. All these aspects seem to play a very important role in the development of taste in childhood. Children like what they know and the acceptance of new foods is not immediate. lt requires repeated exposition. lt is, therefore, an interesting challenge for future research to understand at what extent the early programming of taste affects future acceptance of foods. This work intends to make considerations and suggestions about the topic, based on a non-systematized bibliographical revision. Actually, based on the books, the author intends to bring theoretical concepts into a clinical applicability, trying ultimately to improve the eating habits since early ages, consequently promoting people´s health.
Description: Contém um relatório de estágio curricular realizado no Serviço de Pediatria da UAG- da Mulher e da Criança do Hospital de S. João do Porto e no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP
Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Subject: Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações
Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura
Áreas de estágio--Nutrição Clínica--Relatório de estágio--sessões de educação alimentar: O que é uma alimentação saudável? Sessão dirigida a encarregados de educação, das crianças do Jardim-de-infância de Quinta do Casal, do Agrupamento Vertical de Escolas de Sande - Marco de Canavezes.--sessões de educação alimentar: O Pequeno Grande Almoço, sessão dirigida a alunos do 2º ano de escolaridade, das seguintes Escolas: EB1 Pedras Rubras; EB1 Gueifães; EB1 Folgosa; EB1 Currais, do Concelho da Maia.--sessões de educação alimentar: Cozinhar é fixe, sessão dirigida a crianças com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos de idade, nas instalações da FCNAUP, Porto.
Educação Alimentar e Nutricional
Paladar
URI: http://hdl.handle.net/10216/54777
Catalogue Link: http://catalogo.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000137776
Document Type: Trabalho Académico
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCNAUP - Trabalho Académico

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