Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/54533
Author(s): Afonso, Lisa Gomes
Title: o professor do 1.º ciclo do Ensino Básico como agente fundamental na educação nutricional: análise da sua formação inicial do currículo formal do 1.º ciclo : monografia : <<The>> elementary School Teacher as a crucial agent in nutrition education: initial training and formal curriculum of elementary school analysis
Publisher: Porto : edição de autor
Issue Date: 2008
Abstract: Resumo da tese:A prevalência de excesso de peso e obesidade é crescente em vários países, em todas as faixas etárias e classes sociais, sendo particularmente preocupante no que concerne à população infantil, pelas consequências a curto, médio e longo prazo. É urgente inverter esta tendência, devendo as acções incidir na alteração de hábitos de vida, nomeadamente na promoção da alimentação saudável e da actividade física. A infância é o momento-chave para criar hábitos alimentares saudáveis e a escola o local preferencial. Para que o seja de forma efectiva, é essencial que haja coerência entre os princípios contemplados no currículo formal, a oferta alimentar da escola e o modelo transmitido pelos adultos de referência, sendo o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico um elemento fulcral neste processo. Analisou-se o currículo formal do 1º Ciclo do Ensino Básico e concluiu-se que os conceitos sobre alimentação e nutrição preconizados são subjectivos, escassos e pouco claros. Os manuais escolares analisados reflectem o programa nacional e possuem mensagens erradas, pelo que a revisão técnica profissional seria fundamental. O professor do 1º Ciclo do Ensino Básico tem um papel activo na educação nutricional: por gerir o programa nacional e as áreas curriculares não disciplinares e por exercer efeito, como modelo, na criação de hábitos alimentares saudáveis. Por isso, seria importante que a formação inicial do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico contemplasse a educação para a saúde, nomeadamente aprendizagens relativas à nutrição e alimentação. No curso de formação inicial de professores do 1º Ciclo analisado isto não acontece, de forma consistente.
Thesis abstract: Overweight and obesity predominance is increasing in several countries, in all age groups and social classes, being particularly important concerning children, due to the short, middle and long term consequences. It is urgent to reverse this tendency and, for that, actions should focus on lifestyle modifications, namely through promoting healthy eating and physical activity. Childhood is the key moment to create healthy eating habits and the school is the privileged place to do that. For this to be effective, it is essential that coherence between the principles covered in the formal curriculum, school food supply and the model provided by the reference adults exists, being the elementary school teacher a crucial element. The study made on the formal curriculum of elementary school allowed concluding that the concept of food and nutrition are subjective, insufficient and unclear. The school books that were analysed reflect the national programme, which includes incorrect messages, and therefore technical revision should take place. The elementary school teacher has an active role in nutritional education: by managing the national programme and non-disciplinary curriculum areas, and being an effective model in the creation of healthy eating habits. Therefore, it would be essential that elementary school teachers initial training includes health as an educational aspect, specifically concepts related to food and nutrition. In the analysed elementary school teachers initial training, this doesn’t happen, in a consistent way.
Description: Contém um relatório de estágio curricular realizado no Gabinete do estudante do Instituto Politécnico do Porto, na Unidade de Nutrição do Centro Hospitalar do Porto e no Ginásio Vita Mater, Maia, da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP
Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Subject: Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações
Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura
Áreas de estágio--Nutrição Clínica--Nutrição Comunitária (Saúde Pública)--Restauração e Alimentação Colectiva--Educação Alimentar--Relatório de estágio--Inquérito Satisfação do Utente/Consumidor
Educação Alimentar e Nutricional
Obesidade
Nutrição da Criança
URI: http://hdl.handle.net/10216/54533
Catalogue Link: http://catalogo.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000120650
Document Type: Trabalho Académico
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCNAUP - Trabalho Académico

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