Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/35054
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dc.creatorAna Mouraz
dc.creatorAna Maria Faustino
dc.creatorCarlinda Leite
dc.creatorJaime Villate
dc.creatorJosé Manuel Martins Ferreira
dc.creatorRui Trindade
dc.creatorCarla Figueiredo
dc.creatorDaniela Pinto
dc.creatorSara Pinheiro
dc.date.accessioned2022-09-15T00:19:03Z-
dc.date.available2022-09-15T00:19:03Z-
dc.date.issued2010
dc.identifier.othersigarra:86309
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/35054-
dc.descriptionO projecto Argumentar precisa-se! nasceu do pressuposto de que a competência argumentativa é crucial na estrutura curricular do Ensino Superior, quer porque muito do trabalho que é pedido ao estudante precisa ser convenientemente argumentado, para poder ser cognitivamente apropriado, quer porque o exercício da democracia depende em larga medida dessa capacidade de escolher e justificar as escolhas, inerente ao raciocínio argumentativo. Há bastante literatura, bem como estudos de investigação, centrados no desenvolvimento do pensamento crítico e, consequentemente, na estrutura argumentativa do raciocínio. Todavia não é esse o ângulo de análise que emerge do presente projecto, porquanto nos preocupa, sobretudo, a questão de saber como é que as Unidade curriculares se referem, exigem e/ou promovem o raciocínio argumentativo, que é uma preocupação decorrente do desenvolvimento curricular. O projecto analisou os trabalhos produzidos pelos estudantes do ponto de vista da mobilização de competências argumentativas, numa amostra constituída por trabalhos desenvolvidos em diferentes unidades curriculares de diferentes cursos do 1º ciclo das Faculdades de Engenharia e de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, no 1º semestre do ano lectivo de 2009/2010. A apresentação que se propõe pretende dar conta: a) Da importância real das práticas argumentativas nos processos de formação e avaliação dos estudantes. b) Das formas de raciocínio usado pelos estudantes na construção das suas aprendizagens. c) Dos processos avaliativos no ensino superior analisados numa perspectiva da pragmática da comunicação. Pretende-se também contribuir para a reflexão sobre formas e instrumentos de avaliação utilizados no ensino superior
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofDebater o currículo e seus campos: políticas, fundamentos e práticas: actas do IX colóquio sobre questões curriculares/V colóquio luso-brasileiro
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleProjecto argumentar, precisa-se!
dc.typeArtigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
FPCEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

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