Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/23214
Author(s): Abreu, Liliana Filipa Lopes de
Title: Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2007
Abstract: Este estudo pretende fazer uma investigação empírica partindo da hipótese de que a apropriação da música tem diferentes formas de incorporação nos indivíduos mediante os cenários de interacção sociais e culturais em que se encontra inserida. Aborda os significados, a valorização e a presença atribuídos à expressão musical no âmbito da formação e intervenção pessoal dos participantes, pretendendo observar a sua interpretação e compreensão das concepções de expressão musical e das suas manifestações na prática educativa desenvolvida pelos agentes inseridos. O plano empírico restringe-se a três cenários distintos onde se articulam diferentes práticas de aprendizagem musicais: uma academia de música, e respectivo trabalho desenvolvido em seis colégios; duas escolas públicas do primeiro ciclo do projecto “Expressão musical para as escolas”; e por fim, a Casa da Música e respectivos workshops de cariz educativo. Trata-se de um estudo de casos comparativo, que não parte do pressuposto de que se estabelecem relações similares entre os diferentes espaços, mas que pretende analisar separadamente as formas, objectivos e a influência que a música exerce em cada um deles. O modelo analítico procura analisar as práticas musicais de cada espaço (isto é, o papel da música), os perfis sociais dos intervenientes e o cenário onde essas práticas ocorrem. Deste modo, o estudo foi estruturado sobre três eixos analíticos: Perfil preferencial; Perfil social e Perfil Organizacional. Através deste três eixos procede-se à construção de um conjunto de dimensões relacionadas com a música (enquanto sujeitos de aprendizagem) e inerentes práticas musicais; e a educação, enquanto veículo de transmissão das artes e cultura; e o acesso a ela.(...)
Subject: Cultura - Sociologia
Educação - Aspetos sociais
Música
Educação artística
Call Number: 000199940
URI: http://hdl.handle.net/10216/23214
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000199940
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemestlilianaabreu000093777.pdf986.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.