Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/23214
Autor(es): | Abreu, Liliana Filipa Lopes de |
Título: | Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais |
Editor: | Porto : [Edição do Autor] |
Data de publicação: | 2007 |
Resumo: | Este estudo pretende fazer uma investigação empírica partindo da hipótese de que a apropriação da música tem diferentes formas de incorporação nos indivíduos mediante os cenários de interacção sociais e culturais em que se encontra inserida. Aborda os significados, a valorização e a presença atribuídos à expressão musical no âmbito da formação e intervenção pessoal dos participantes, pretendendo observar a sua interpretação e compreensão das concepções de expressão musical e das suas manifestações na prática educativa desenvolvida pelos agentes inseridos. O plano empírico restringe-se a três cenários distintos onde se articulam diferentes práticas de aprendizagem musicais: uma academia de música, e respectivo trabalho desenvolvido em seis colégios; duas escolas públicas do primeiro ciclo do projecto “Expressão musical para as escolas”; e por fim, a Casa da Música e respectivos workshops de cariz educativo. Trata-se de um estudo de casos comparativo, que não parte do pressuposto de que se estabelecem relações similares entre os diferentes espaços, mas que pretende analisar separadamente as formas, objectivos e a influência que a música exerce em cada um deles. O modelo analítico procura analisar as práticas musicais de cada espaço (isto é, o papel da música), os perfis sociais dos intervenientes e o cenário onde essas práticas ocorrem. Deste modo, o estudo foi estruturado sobre três eixos analíticos: Perfil preferencial; Perfil social e Perfil Organizacional. Através deste três eixos procede-se à construção de um conjunto de dimensões relacionadas com a música (enquanto sujeitos de aprendizagem) e inerentes práticas musicais; e a educação, enquanto veículo de transmissão das artes e cultura; e o acesso a ela.(...) |
Assunto: | Cultura - Sociologia Educação - Aspetos sociais Música Educação artística |
URI: | http://hdl.handle.net/10216/23214 |
Ligação ao Catálogo: | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000199940 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tesemestlilianaabreu000093777.pdf | 986.5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.