Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/20349
Author(s): Fonseca, Pedro Moreno da
Lopes, João Teixeira
Title: A utopia e as moscas : da domesticação à educação
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2009
Abstract: A educação é concebida como um processo fortemente impregnado pelas visões culturais, tendendo a veicular a transmissão de ontologias. É dada ênfase ao caso do ensino da ciEncia, que é encarada como correspondendo a uma versão actual e metropolizada da visão Ocidental do mundo. As fricções de aprendizagem sentidas no seio dos grupos sociais ruralizados, proletarizados e estrangeiros são estudadas como resultando de um predomínio de uma percepção e expressão associadas a fases culturais (quando da mesma cultura) ou culturas não inteiramente comunicantes com a ontologia prescrita pelo ensino. É estudada e avançada a hipótese de uma pedagogia de carácter poético que gere momentos críticos de aprendizagem a partir de traduções entre redes simbólico-materiais. A influência do estabelecimento resiliente de identidades e de processos de estereotipificação de classe/género/etnia são também objecto de pesquisa. São analisados dados dos resultados a ciências dos alunos portugueses no estudo PISA 2006 através de um modelo hierárquico e é efectuado um estudo etnológico numa escola do ensino básico. O caso dos alunos africanos é analisado com particular detalhe.
Subject: Educação - Sociologia
PISA (Programme for International Student Assessment)
PALOP
URI: http://hdl.handle.net/10216/20349
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196372
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doutpedrofonsecautopia000085080.pdf5.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.