Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/20349
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Pedro Moreno da | pt_PT |
dc.creator | Lopes, João Teixeira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2014-01-31T00:13:43Z | - |
dc.date.available | 2014-01-31T00:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.identifier.other | 000196372 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/20349 | - |
dc.description.abstract | A educação é concebida como um processo fortemente impregnado pelas visões culturais, tendendo a veicular a transmissão de ontologias. É dada ênfase ao caso do ensino da ciEncia, que é encarada como correspondendo a uma versão actual e metropolizada da visão Ocidental do mundo. As fricções de aprendizagem sentidas no seio dos grupos sociais ruralizados, proletarizados e estrangeiros são estudadas como resultando de um predomínio de uma percepção e expressão associadas a fases culturais (quando da mesma cultura) ou culturas não inteiramente comunicantes com a ontologia prescrita pelo ensino. É estudada e avançada a hipótese de uma pedagogia de carácter poético que gere momentos críticos de aprendizagem a partir de traduções entre redes simbólico-materiais. A influência do estabelecimento resiliente de identidades e de processos de estereotipificação de classe/género/etnia são também objecto de pesquisa. São analisados dados dos resultados a ciências dos alunos portugueses no estudo PISA 2006 através de um modelo hierárquico e é efectuado um estudo etnológico numa escola do ensino básico. O caso dos alunos africanos é analisado com particular detalhe. | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Porto : [Edição do Autor] | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.source.uri | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196372 | pt_PT |
dc.subject | Educação - Sociologia | pt_PT |
dc.subject | PISA (Programme for International Student Assessment) | pt_PT |
dc.subject | PALOP | pt_PT |
dc.title | A utopia e as moscas : da domesticação à educação | pt_PT |
dc.type | Tese | pt_PT |
Appears in Collections: | FLUP - Tese |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
doutpedrofonsecautopia000085080.pdf | 5.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.