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https://hdl.handle.net/10216/141711
Author(s): | Uindinéa Pedroza Almeida |
Title: | Cidade educadora na contemporaneidade: a experiência de Cascais e o desafio permanente de desenvolver o potencial educador do território |
Issue Date: | 2022-07-15 |
Description: | Desde o seu surgimento as cidades têm passado por várias transformações ao longo do tempo. Apesar da sua própria história, identidade e especificidades os territórios sofrem influências de ordem política, económica, cultural, social e ambiental. Como seres sociais os indivíduos compartilham espaços e vivências que nem sempre aconteceram de maneira amistosa, todavia a ocupação desses ambientes requer comunicação e negociação contínua a fim de garantir tanto os interesses individuais como coletivos com base nas leis e documentos constituídos para salvaguardar o direito das pessoas a serem respeitadas nas suas diferenças e a viverem de forma digna. A história da educação está relacionada com a história da humanidade onde os processos educativos são percebidos como uma ação natural do indivíduo que compartilham entre si aprendizagens com base em seus interesses e necessidades. Entretanto, em diferentes épocas os processos de ensino e de aprendizagem passaram a ser reconhecidos e legitimados apenas em determinadas instituições como família, igreja e escola estando a educação a serviço dos interesses da sociedade vigente sendo ofertada a poucos. Conforme as mudanças e as demandas da sociedade passou-se a democratizar a educação sendo estas oferecidas principalmente nas instituições de ensino formais. Contudo, o ser humano é complexo e dinâmico e está em constante aprendizagem. Apesar da importância da educação formal reconheceu-se que as pessoas aprendem ao longo e ao largo da vida em contextos formais, informais e não formais. As cidades por tudo que representam possuem grande potencial educativo podendo assumir-se ainda como agente educativo ao mobilizar ações no território que contribuam com a formação integral dos indivíduos e transformação do ambiente visando uma melhor qualidade de vida para todos. As cidades educadoras têm essa proposta tendo por base a educação no qual é discutida nesta pesquisa através da realização de um estudo de caso na Vila de Cascais localizada em Portugal. Este estudo mostra que as cidades educadoras têm realizado e compartilhado experiências transformadoras nas cidades permeadas pela intencionalidade educativa, contudo revela que é um trabalho contínuo que envolve dedicação, parceria, comunicação, diálogo, respeito e comprometimento para com os cidadãos e os territórios. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 203049527 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/141711 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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