Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/141711
Author(s): Uindinéa Pedroza Almeida
Title: Cidade educadora na contemporaneidade: a experiência de Cascais e o desafio permanente de desenvolver o potencial educador do território
Issue Date: 2022-07-15
Description: Desde o seu surgimento as cidades têm passado por várias transformações ao longo do tempo. Apesar da sua própria história, identidade e especificidades os territórios sofrem influências de ordem política, económica, cultural, social e ambiental. Como seres sociais os indivíduos compartilham espaços e vivências que nem sempre aconteceram de maneira amistosa, todavia a ocupação desses ambientes requer comunicação e negociação contínua a fim de garantir tanto os interesses individuais como coletivos com base nas leis e documentos constituídos para salvaguardar o direito das pessoas a serem respeitadas nas suas diferenças e a viverem de forma digna. A história da educação está relacionada com a história da humanidade onde os processos educativos são percebidos como uma ação natural do indivíduo que compartilham entre si aprendizagens com base em seus interesses e necessidades. Entretanto, em diferentes épocas os processos de ensino e de aprendizagem passaram a ser reconhecidos e legitimados apenas em determinadas instituições como família, igreja e escola estando a educação a serviço dos interesses da sociedade vigente sendo ofertada a poucos. Conforme as mudanças e as demandas da sociedade passou-se a democratizar a educação sendo estas oferecidas principalmente nas instituições de ensino formais. Contudo, o ser humano é complexo e dinâmico e está em constante aprendizagem. Apesar da importância da educação formal reconheceu-se que as pessoas aprendem ao longo e ao largo da vida em contextos formais, informais e não formais. As cidades por tudo que representam possuem grande potencial educativo podendo assumir-se ainda como agente educativo ao mobilizar ações no território que contribuam com a formação integral dos indivíduos e transformação do ambiente visando uma melhor qualidade de vida para todos. As cidades educadoras têm essa proposta tendo por base a educação no qual é discutida nesta pesquisa através da realização de um estudo de caso na Vila de Cascais localizada em Portugal. Este estudo mostra que as cidades educadoras têm realizado e compartilhado experiências transformadoras nas cidades permeadas pela intencionalidade educativa, contudo revela que é um trabalho contínuo que envolve dedicação, parceria, comunicação, diálogo, respeito e comprometimento para com os cidadãos e os territórios.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 203049527
URI: https://hdl.handle.net/10216/141711
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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