Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/137845
Author(s): Ana Beatriz Silva Alves
Title: Looking into the future: the role of sexual and gender identity and school experiences in the life aspirations of portuguese youths
Issue Date: 2021-11-15
Description: Existe uma escassez de estudos sobre as aspirações de vida futura em jovens LGBTQ+ e fatores associados. No presente trabalho procuramos compreender o papel da identidade sexual e de género e das experiências escolares nas aspirações de vida (desejos e expectativas) de jovens LGBTQ+ e cisheterossexuais (N = 888). Duas MANOVAs com a identidade sexual e de género como fatores inter-sujeitos (LGBTQ + vs. Cisheterosexual) foram conduzidas com o intuito de analisar diferenças nos desejos futuros (familiares, sociais e materiais) e expectativas futuras (familiares, sociais e materiais) de jovens que frequentam escolas básicas e secundárias portuguesas. Em geral, os/as participantes LGBTQ+ expressaram menos desejos e expectativas do que os seus pares cisheterossexuais em todos os domínios, com efeitos de maior magnitude detetados para os desejos e expectativas familiares. Foram ainda realizadas seis regressões hierárquicas com variáveis sociodemográficas inseridas no primeiro passo e experiências escolares positivas e negativas no segundo passo, e os três tipos desejos e de expectativas como variáveis dependentes. Os resultados mostraram que a identidade sexual e de género e o estatuto socioeconómico foram preditores sociodemográficos das aspirações de vida. Além disso, o estatuto social escolar, bem como o apoio de professores/as e de colegas foram as experiências escolares que mostraram maior associação com as aspirações de vida. Os resultados sugerem que, ao contemplar o seu futuro, os/as jovens que pertencem a minorias sexuais e de género estão em desvantagem quando comparados aos seus pares cisheterossexuais, e que o apoio de professores/as e o estatuto social escolar são áreas importantes de intervenção no que diz respeito às aspirações de vida futura dos/as jovens.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202802400
URI: https://hdl.handle.net/10216/137845
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
515780.pdf
  Restricted Access
Looking into the future: the role of sexual and gender identity and school experiences in the life aspirations of portuguese youths657.65 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.