Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/137845
Author(s): | Ana Beatriz Silva Alves |
Title: | Looking into the future: the role of sexual and gender identity and school experiences in the life aspirations of portuguese youths |
Issue Date: | 2021-11-15 |
Description: | Existe uma escassez de estudos sobre as aspirações de vida futura em jovens LGBTQ+ e fatores associados. No presente trabalho procuramos compreender o papel da identidade sexual e de género e das experiências escolares nas aspirações de vida (desejos e expectativas) de jovens LGBTQ+ e cisheterossexuais (N = 888). Duas MANOVAs com a identidade sexual e de género como fatores inter-sujeitos (LGBTQ + vs. Cisheterosexual) foram conduzidas com o intuito de analisar diferenças nos desejos futuros (familiares, sociais e materiais) e expectativas futuras (familiares, sociais e materiais) de jovens que frequentam escolas básicas e secundárias portuguesas. Em geral, os/as participantes LGBTQ+ expressaram menos desejos e expectativas do que os seus pares cisheterossexuais em todos os domínios, com efeitos de maior magnitude detetados para os desejos e expectativas familiares. Foram ainda realizadas seis regressões hierárquicas com variáveis sociodemográficas inseridas no primeiro passo e experiências escolares positivas e negativas no segundo passo, e os três tipos desejos e de expectativas como variáveis dependentes. Os resultados mostraram que a identidade sexual e de género e o estatuto socioeconómico foram preditores sociodemográficos das aspirações de vida. Além disso, o estatuto social escolar, bem como o apoio de professores/as e de colegas foram as experiências escolares que mostraram maior associação com as aspirações de vida. Os resultados sugerem que, ao contemplar o seu futuro, os/as jovens que pertencem a minorias sexuais e de género estão em desvantagem quando comparados aos seus pares cisheterossexuais, e que o apoio de professores/as e o estatuto social escolar são áreas importantes de intervenção no que diz respeito às aspirações de vida futura dos/as jovens. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202802400 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/137845 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
515780.pdf Restricted Access | Looking into the future: the role of sexual and gender identity and school experiences in the life aspirations of portuguese youths | 657.65 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.