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https://hdl.handle.net/10216/137671
Author(s): | Inês Ferraz Sá Correia |
Title: | Processos de resiliência em estudantes universitários que trabalham: estudo exploratório durante a pandemia COVID-19 |
Issue Date: | 2021-11-19 |
Description: | A conciliação entre os estudos e o trabalho é uma realidade cada vez mais frequente entre a comunidade universitária portuguesa, à medida que o ensino superior se configura como uma opção para um número crescente e com perfil mais diversificado de estudantes. Vários são os motivos desta escolha, entre os quais se destacam as necessidades financeiras, mas também a busca de autonomia, exploração e desenvolvimento, tarefas típicas da fase de desenvolvimento da adultez emergente. Contudo, vários são também os fatores de risco associados a este processo, em particular o risco de exaustão e de declínio do desempenho e motivação académicos, em particular entre estudantes não tradicionais com menos recursos económicos. Torna-se, por isso, pertinente conhecer as experiências e perceções destes/as estudantes que trabalham acerca da resiliência na gestão dos vários papéis desempenhados, em particular durante um período tão atípico em termos académicos, profissionais e pessoais como é a pandemia COVID-19. O presente estudo teve como objetivo o de procurar conhecer os fatores de risco e de proteção, obstáculos e facilitadores que caracterizam a vida destes/as estudantes, pretendendo-se compreender os desafios adicionais especificamente vivenciados como consequência da pandemia COVID-19. A metodologia de investigação adotada foi a abordagem de investigação qualitativa, recorrendo-se à realização de sete entrevistas semiestruturadas a estudantes que trabalham com idades compreendidas entre os 19 e os 25 anos de idade que se encontravam a frequentar diferentes cursos universitários. Da análise de conteúdo, foram identificadas três categorias principais: representações de ser estudante que trabalha/fatores de risco e proteção, balanço de ganhos e perdas e perceção de resiliência e impacto da pandemia covid-19 e recomendações. Os/as participantes identificam a personalidade, as estratégias de coping e o suporte social como as dimensões mais importantes a considerar tanto na proteção, como no risco. De uma forma geral, os resultados evidenciaram que o balanço é bastante positivo e demonstrativo de processos de resiliência, sendo que a pandemia covid-19 até terá permitido uma gestão mais autónoma e eficaz da multiplicidade de papéis. Algumas reflexões dos/as estudantes entrevistados/as permitem identificar algumas recomendações, em particular sob a forma de medidas a tomar pelas instituições académicas no sentido de potenciar a melhor experiência poss�\xADvel aos/às estudantes que trabalham. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202798348 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/137671 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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