Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/137585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCátia Sofia Ferreira da Silva
dc.date.accessioned2021-12-03T00:22:35Z-
dc.date.available2021-12-03T00:22:35Z-
dc.date.issued2021-11-17
dc.date.submitted2021-12-02
dc.identifier.othersigarra:513821
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/137585-
dc.descriptionO presente estudo integra-se num projeto mais amplo denominado "Desempenho em Leitura após o Contexto de Confinamento" e procura avaliar os resultados da implementação de um programa que visa a promoção da fluência leitura. Foi utilizado um plano de investigação quasi-experimental, o qual contemplou um grupo experimental e um grupo de controlo e dois momentos de avaliação, pré e pós-intervenção. Participaram neste estudo 70 alunos, do 3º ano de escolaridade, de um Agrupamento de Escolas da rede pública de ensino, do norte do país, com idade média de 8 anos de idade. Vinte e nove crianças integraram o grupo de controlo e 41 o grupo experimental. O programa foi implementado por professores de educação especial e profissionais de psicologia. Junto das crianças foi avaliada a descodificação leitora, através da Teste de Leitura de Palavras (TLP) da Bateria de Avaliação da Leitura (BAL), os índices de precisão e fluência de leitura, com recurso ao Teste "O Rei" e quatro componentes da prosódia (expressividade/volume, construção frásica, precisão/suavidade e o ritmo), através da Grelha de avaliação da prosódia adaptada de Rasinski e Padak (2005). A análise dos resultados mostrou que antes da intervenção as crianças dos dois grupos apresentavam níveis similares de fluência de leitura nas variáveis estudadas. No período pós-intervenção as crianças registaram um aumento significativo em todas as variáveis em estudo em ambos os grupos. Os resultados não evidenciando efeitos específicos da intervenção. Estes resultados serão discutidos em função do impacto da implementação do projeto, do efeito da crise pandémica COVID-19 nas aprendizagens e da escolaridade dos pais no desempenho dos alunos.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências sociais
dc.subjectSocial sciences
dc.titlePromoção da fluência de leitura no 3º ano de escolaridade: avaliação dos resultados de um programa
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202798240
dc.subject.fosCiências sociais
dc.subject.fosSocial sciences
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
513821.1.pdf
  Restricted Access
Parecer Orientador147.95 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)
513821.pdfPromoção da fluência de leitura no 3º ano de escolaridade: avaliação dos resultados de um programa989.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.