Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/136868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Laura
dc.creatorPacheco, Elsa
dc.date.accessioned2022-09-09T01:02:24Z-
dc.date.available2022-09-09T01:02:24Z-
dc.date.issued2021
dc.identifier.othersigarra:506925
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/136868-
dc.descriptionEnquanto domínio fundamental da Educação para a Cidadania, aprender a viver numa 'sociedade de risco' implica a definição de um conjunto de orientações no sentido de promover uma cultura de prevenção e autoproteção de crianças e jovens face à ocorrência de eventos danosos, independentemente da sua origem. Considerando o quadro normativo do sistema educativo em Portugal, assim como os métodos/ estratégias pedagógicas que devem ser privilegiados na atualidade, apresentam-se um conjunto de reflexões sobre 'perigos e desastres' que, no âmbito da formação de jovens professores de Geografia da Universidade do Porto, serviram de inspiração para a implementação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, designadamente através da promoção de trabalhos-projeto desenvolvidos em colaboração com estudantes do ensino básico e secundário.
dc.description.abstractEducation for a 'risk society': teaching and learning to (con)live with hazards and disasters. As a fundamental domain of Citizenship Education, learning to live in a 'risk society' implies the definition of a set of guidelines in order to promote a culture of prevention and self-protection of children and young people facing the occurrence of harmful events, regardless of their origin. Considering the normative framework of the educational system in Portugal, as well as the pedagogical methods/strategies that should be privileged nowadays, a series of reflections on 'hazards and disasters' are presented which, in the context of the training of young teachers of Geography of the University of Porto, served as inspiration for the implementation of active teaching and learning methodologies, namely through Project Based Learning, developed in collaboration with students of basic and secondary schools.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofGeografia, riscos e proteção civil: homenagem ao Professor Doutor Luciano Lourenço. Vol. 1
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectGeografia
dc.subjectGeography
dc.titleEducação para uma 'sociedade de risco': ensinar e aprender a (con)viver com os perigos e desastres
dc.typeCapítulo ou Parte de Livro
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
Appears in Collections:FLUP - Capítulo ou Parte de Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
506925.pdf
  Restricted Access
3.19 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.