Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/131770
Author(s): | Marcella Rodolfo Bizerra |
Title: | Tecendo histórias, várias perspectivas: qual o impacto da leitura e da escrita no percurso de vida dos formandos no projeto de educação e formação de adultos? |
Issue Date: | 2020-12-02 |
Description: | A presente pesquisa mobiliza histórias de vida de pessoas com pouca escolaridade, fomentando conhecer seus percursos de vida, seus sentimentos, ânsias e inquietudes que os levaram a frequentar o ensino em moldes não formais. Os interlocutores fazem parte do projeto da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA) que tem como foco a alfabetização de adultos e o encaminhamento para a certificação escolar, que é realizada posteriormente nos Centros Qualifica. A pesquisa fez uso de entrevistas para melhor perceber as suas trajetórias, conduzidas de modo a que os entrevistados tivessem vontade para responder. Grande parte dos envolvidos participou e contribuiu, resultando numa construção significativa e positiva entre a pesquisadora e os adultos. Importa clarificar que o elo já existente em resultado da pesquisadora ter trabalhado como voluntária no projeto APEFA ajudou no desenvolvimento da pesquisa. Que o projeto tem uma missão de alfabetizar e utilizar suas experiências como forma de integrar saberes, e que evidenciar mais nas tarefas realizadas e que os voluntários anseiam mais para poder apoiar os adultos. Durante o decorrer da pesquisa todos foram surpreendidos pela pandemia Covid-19, afetando as aulas com o distanciamento e internamente, gerando uma sensibilidade ímpar que influenciaram nos relatos. Com efeito, atribui-se a entrega de todos, seus percursos de vida como fonte de informação primordial na percepção da pouca escolaridade dos formandos e na inclusão destas experiências para a troca de aprendizado, saído todos mais aprendentes. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202629066 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/131770 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
438940.pdf | Tecendo histórias, várias perspectivas: qual o impacto da leitura e da escrita no percurso de vida dos formandos no projeto de educação e formação de adultos? | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.