Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131770
Author(s): Marcella Rodolfo Bizerra
Title: Tecendo histórias, várias perspectivas: qual o impacto da leitura e da escrita no percurso de vida dos formandos no projeto de educação e formação de adultos?
Issue Date: 2020-12-02
Description: A presente pesquisa mobiliza histórias de vida de pessoas com pouca escolaridade, fomentando conhecer seus percursos de vida, seus sentimentos, ânsias e inquietudes que os levaram a frequentar o ensino em moldes não formais. Os interlocutores fazem parte do projeto da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA) que tem como foco a alfabetização de adultos e o encaminhamento para a certificação escolar, que é realizada posteriormente nos Centros Qualifica. A pesquisa fez uso de entrevistas para melhor perceber as suas trajetórias, conduzidas de modo a que os entrevistados tivessem vontade para responder. Grande parte dos envolvidos participou e contribuiu, resultando numa construção significativa e positiva entre a pesquisadora e os adultos. Importa clarificar que o elo já existente em resultado da pesquisadora ter trabalhado como voluntária no projeto APEFA ajudou no desenvolvimento da pesquisa. Que o projeto tem uma missão de alfabetizar e utilizar suas experiências como forma de integrar saberes, e que evidenciar mais nas tarefas realizadas e que os voluntários anseiam mais para poder apoiar os adultos. Durante o decorrer da pesquisa todos foram surpreendidos pela pandemia Covid-19, afetando as aulas com o distanciamento e internamente, gerando uma sensibilidade ímpar que influenciaram nos relatos. Com efeito, atribui-se a entrega de todos, seus percursos de vida como fonte de informação primordial na percepção da pouca escolaridade dos formandos e na inclusão destas experiências para a troca de aprendizado, saído todos mais aprendentes.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202629066
URI: https://hdl.handle.net/10216/131770
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
438940.pdfTecendo histórias, várias perspectivas: qual o impacto da leitura e da escrita no percurso de vida dos formandos no projeto de educação e formação de adultos?1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.