Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/131100
Author(s): | Simone Figuerêdo Souza |
Title: | A autoformação cooperada e a construção de profissionalidade dos docentes do MEM |
Issue Date: | 2020-12-02 |
Description: | O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, nomeadamente no domínio de Supervisão e Formação de Professores, teve por objetivo compreender como o vínculo ao Movimento da Escola Moderna portuguesa (MEM) interfere na construção da profissionalidade dos docentes participantes. Um movimento que se define como de autoformação cooperada de professores e outros profissionais de educação, o qual respeita o pressuposto de que os docentes devem ser participantes ativos na construção do conhecimento profissional que lhes concerne. A pesquisa desenvolveu-se de acordo com a metodologia qualitativa, a qual se assume em termos estratégicos como um estudo exploratório que se concretiza através da análise documental de relatos e de reflexões produzidos sobre experiências de autoformação cooperada, quer através da realização de grupos de discussão focalizada, envolvendo três educadoras de infância e duas professoras e um professor do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados do estudo evidenciam o vínculo entre os diversos momentos e espaços de formação autocooperada, o modo como os inquiridos percebem a profissão e os desafios e exigências curriculares que colocam a si próprios. Tendo em conta os dados, poder-se-ia afirmar que sem os momentos de autoformação cooperada nenhum dos inquiridos conseguiria concretizar o projeto de educação escolar defendido pelo MEM e desenvolver o conjunto de competências a que a reflexão sobre as suas práticas e as práticas dos outros obriga. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202568300 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/131100 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
434085.2.pdf | Anexos | 831.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
434085.1.pdf | Anexos | 351.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
434085.pdf | A autoformação cooperada e a construção de profissionalidade dos docentes do MEM | 850.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.