Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131100
Author(s): Simone Figuerêdo Souza
Title: A autoformação cooperada e a construção de profissionalidade dos docentes do MEM
Issue Date: 2020-12-02
Description: O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, nomeadamente no domínio de Supervisão e Formação de Professores, teve por objetivo compreender como o vínculo ao Movimento da Escola Moderna portuguesa (MEM) interfere na construção da profissionalidade dos docentes participantes. Um movimento que se define como de autoformação cooperada de professores e outros profissionais de educação, o qual respeita o pressuposto de que os docentes devem ser participantes ativos na construção do conhecimento profissional que lhes concerne. A pesquisa desenvolveu-se de acordo com a metodologia qualitativa, a qual se assume em termos estratégicos como um estudo exploratório que se concretiza através da análise documental de relatos e de reflexões produzidos sobre experiências de autoformação cooperada, quer através da realização de grupos de discussão focalizada, envolvendo três educadoras de infância e duas professoras e um professor do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados do estudo evidenciam o vínculo entre os diversos momentos e espaços de formação autocooperada, o modo como os inquiridos percebem a profissão e os desafios e exigências curriculares que colocam a si próprios. Tendo em conta os dados, poder-se-ia afirmar que sem os momentos de autoformação cooperada nenhum dos inquiridos conseguiria concretizar o projeto de educação escolar defendido pelo MEM e desenvolver o conjunto de competências a que a reflexão sobre as suas práticas e as práticas dos outros obriga.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202568300
URI: https://hdl.handle.net/10216/131100
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
434085.2.pdfAnexos831.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
434085.1.pdfAnexos351.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
434085.pdfA autoformação cooperada e a construção de profissionalidade dos docentes do MEM850.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.