Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/130993
Author(s): | Tatiana Betz |
Title: | "Deita cá pra fora": compreender uma educação libertadora nas vozes jovens em rodas de partilha e desabafo numa ESO em Portugal |
Issue Date: | 2020-12-03 |
Description: | ínio Arte, Sustentabilidade e Educação, busca pesquisar possibilidades de uma educação libertadora com protagonismo de jovens em situação de vulnerabilidade social, frente a um percurso de oferta educativa alternativa, que tem como contexto empírico uma escola de segunda oportunidade em Portugal. Num diálogo entre estudos sobre educação libertadora, cidadania e voz, participação, comunicação e mediação de conflitos atenta-se para às relações que se desenvolvem nos espaços de voz jovem criados e que se constroem a partir de uma escuta investigativa ativa ao que o contexto tem para dizer. Busca-se compreender se há neste contexto possibilidades práticas de promover desenvolvimento humano das e dos jovens, assumindo e respeitando seus desejos dentro dos contornos necessários de um contexto educativo, e questionar os espaços das vozes e exercício de cidadania para reforçar o potencial das e dos jovens para enfrentar os desafios e conflitos inerentes às suas vidas. Fez-se uma investigação com inspiração etnográfica que envolveu 20 jovens de 15 a 18 anos e a equipa educacional. Evidenciou-se que há: i) nas relações que as e os jovens, dentro deste contexto da ESO, constroem com o mundo e a escola, expressividades que evidenciam reflexão crítica, tomada de decisão e participação para a transformação inter, intrapessoal, que podem influenciar no desenho de seus percursos escolares ii) nas abordagens de uma educação libertadora, como as rodas de partilha e desabafo, como meios de recolha de dados, inspirdaos nos círculos de cultura, correspondências para se construir relações de afeto, acolhimento e gerar trocas rica de saberes e conexão entre jovens iii) oportunidades, através da prática das rodas de partilha e desabafo, de mediar conflitos e superar pontos de tensão e desafios iv) importância na criação de espaços legítimos e seguros para que jovens possam expressar as suas vozes. O olhar para a validação dos espaços democráticos de voz criados em contexto educativo possibilita vislumbrar uma educação libertadora respeitosa aos ritmos e necessidades jovens. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202558800 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/130993 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
433836.pdf | "Deita cá pra fora": compreender uma educação libertadora nas vozes jovens em rodas de partilha e desabafo numa ESO em Portugal | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.