Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/130947
Author(s): Violeta Maria Santos Ferreira de Oliveira
Title: Nesse timbre pardacento: conceptualização da depressão na perspetiva fenomenológica-existencial
Issue Date: 2020-12-09
Description: O diagnóstico de depressão é cada vez mais prevalente - falamos, efetivamente, de uma Era da Depressão. As razões pelas quais o número de pessoas com depressão tem aumentado são diversas, contudo a variabilidade na forma como o diagnóstico é feito poderá ter influência neste aumento. A perspetiva fenomenológica-existencial é utilizada, neste trabalho, como grelha de leitura do fenómeno depressivo, uma vez que o aborda de uma forma holística, sistémica e, ao mesmo tempo, profunda. Neste trabalho, o fenómeno da depressão é analisado atendendo à experiência do fenómeno pelo paciente. Assim sendo, são abordadas quatro dimensões profundamente afetadas num doente depressivo: a vivência do tempo, a afetividade e emocionalidade, as narrativas e, por último, o corpo e ação no mundo. Estas dimensões, aqui separadas, relacionam-se simbioticamente umas com as outras, já que a depressão permeia todas as dimensões da vida de um paciente. O carácter existencial e profundo desta patologia, explicitado ao longo deste trabalho, permite algumas reflexões sobre a forma como os sistemas de classificação de doenças estão a ser utilizados para o diagnóstico da depressão. Consequentemente, podemos questionar-nos se o construto da depressão estará, na atualidade, a sofrer uma crise identitária.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202559777
URI: https://hdl.handle.net/10216/130947
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
433771.pdfNesse timbre pardacento: conceptualização da depressão na perspetiva fenomenológica-existencial607.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.