Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/130709
Author(s): Joana Rodrigues Vilar
Title: The new (ab)normal: a participação de crianças a frequentar o ensino pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico em confinamento
Issue Date: 2020-11-24
Description: A participação é um direito fundamental de todas as crianças (Brown & Guralnick, 2012) que deve estar salvaguardado em todos os seus contextos de vida. Numa altura em que estes diversos contextos ficaram reduzidos espacialmente ao contexto domiciliário, o presente estudo pretendeu compreender a participação de crianças a frequentar o Ensino Pré- Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) durante o período de confinamento imposto pela COVID-19, de acordo com os seus principais cuidadores. Especificamente, pretendeu- se caracterizar a participação destas crianças ao nível da frequência e do envolvimento, compreender as atividades mais importantes neste novo quotidiano e compreender os fatores que promoveram ou inibiram a sua participação plena. Pretendeu-se, ainda, ouvir as próprias crianças sobre a sua participação durante o confinamento. Desenvolveu-se um questionário online com base na versão para cuidadores do Picture My Participation! (Imms et al., 2014). Responderam a este questionário 175 cuidadores, que descreveram a participação de 189 crianças a seu encargo durante o período de Estado de Emergência (Decreto-Lei nº 2-A/2020, de 18 de março; Decreto-Lei nº 2- B/2020, de 2 de abril; Decreto-Lei nº 2-C/2020, de 17 de abril) em Portugal. Foram ainda realizadas entrevistas online a 3 crianças, com recurso à plataforma Zoom, na qual foram apresentadas as mesmas perguntas realizadas aos seus cuidadores no questionário online. Os resultados demonstraram a existência de bons níveis de participação nas atividades realizadas durante este período, tendo, contudo, as crianças a frequentar o 1º CEB apresentado maiores níveis de participação (frequência e envolvimento) do que as crianças do Ensino Pré-Escolar. Verificaram-se ainda diferenças de género na participação, especificamente ao nível do envolvimento. Para além disso, os resultados demonstraram que os principais cuidadores ainda identificam as características intrínsecas das crianças como principal fator influenciador dos níveis de participação das mesmas, em vez dos fatores ambientais e relacionais mais enfatizados na literatura atual (Bronfenbrenner, 1979; Sameroff, 2010). Por fim, os resultados das entrevistas realizadas demonstraram a existência de diferenças entre as perspetivas das crianças e respetivos cuidadores na caracterização da participação, na priorização de atividades e na identificação de barreiras e facilitadores da participação.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202559602
URI: https://hdl.handle.net/10216/130709
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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