Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/130696
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dc.creatorAna Margarida Ferreira Costa
dc.date.accessioned2021-05-04T23:13:41Z-
dc.date.available2021-05-04T23:13:41Z-
dc.date.issued2020-12-09
dc.date.submitted2020-11-11
dc.identifier.othersigarra:432856
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/130696-
dc.descriptionA presente Memória Descritiva de Projeto desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Arte, Sustentabilidade e Educação, e inscreve-se na modalidade de Projeto, denominado "Quero é Brincar!" -proposta de um projeto de intervenção socioeducativa em recreios escolares do 1º CEB. O brincar tem vindo a assumir um papel socioeducativo cada vez mais importante na sociedade em que vivemos, cada vez mais fechada, frenética e ocupada, em que as crianças sofrem consequências várias por não poderem usufruir devidamente do direito ao lazer, recreação e brincar, particularmente na escola onde passam boa parte do seu diaa-dia. Esta preocupação e reflexão alimentaram a elaboração de um projeto de intervenção que se referencia nos contributos teóricos e metodológicos das Ciências da Educação, da Sociologia da Infância e dos estudos sobre a Sustentabilidade Social, e que teve por base a realização de uma pesquisa exploratória acerca dos recreios numa escola de 1ºCEB, de um concelho limítrofe do Porto. Conhecer as perspetivas de crianças, professores e assistentes operacionais acerca das potencialidades, limitações e melhorias possíveis do recreio escolar constituiu-se assim numa fonte de informações relevantes para perspetivar uma intervenção que ali valorizasse o brincar e a participação daqueles diferentes atores na sua dinamização. A proposta de um projeto de intervenção, desenhado nas suas linhas mestras, e com propostas abertas e flexíveis, visou a sua possível adaptação a caraterísticas mais particulares de escolas que possam vir a interessar-se pela sua realização sem perder de vista que poder contar com um recreio dinâmico na escola, aproveitando o que ele e os agentes educativos têm para oferecer uns aos outros contribuiria não apenas para a reconfiguração daquele contexto e suas práticas mas, com isso, potenciar o direito à educação e ao brincar, numa perspetiva de participação e sustentabilidade social.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.title"- Quero é brincar!": proposta de um projeto de intervenção socioeducativa em recreios escolares do 1º CEB
dc.typeRelatório de Projeto
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202556999
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Projeto

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