Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/130696
Author(s): | Ana Margarida Ferreira Costa |
Title: | "- Quero é brincar!": proposta de um projeto de intervenção socioeducativa em recreios escolares do 1º CEB |
Issue Date: | 2020-12-09 |
Description: | A presente Memória Descritiva de Projeto desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Arte, Sustentabilidade e Educação, e inscreve-se na modalidade de Projeto, denominado "Quero é Brincar!" -proposta de um projeto de intervenção socioeducativa em recreios escolares do 1º CEB. O brincar tem vindo a assumir um papel socioeducativo cada vez mais importante na sociedade em que vivemos, cada vez mais fechada, frenética e ocupada, em que as crianças sofrem consequências várias por não poderem usufruir devidamente do direito ao lazer, recreação e brincar, particularmente na escola onde passam boa parte do seu diaa-dia. Esta preocupação e reflexão alimentaram a elaboração de um projeto de intervenção que se referencia nos contributos teóricos e metodológicos das Ciências da Educação, da Sociologia da Infância e dos estudos sobre a Sustentabilidade Social, e que teve por base a realização de uma pesquisa exploratória acerca dos recreios numa escola de 1ºCEB, de um concelho limítrofe do Porto. Conhecer as perspetivas de crianças, professores e assistentes operacionais acerca das potencialidades, limitações e melhorias possíveis do recreio escolar constituiu-se assim numa fonte de informações relevantes para perspetivar uma intervenção que ali valorizasse o brincar e a participação daqueles diferentes atores na sua dinamização. A proposta de um projeto de intervenção, desenhado nas suas linhas mestras, e com propostas abertas e flexíveis, visou a sua possível adaptação a caraterísticas mais particulares de escolas que possam vir a interessar-se pela sua realização sem perder de vista que poder contar com um recreio dinâmico na escola, aproveitando o que ele e os agentes educativos têm para oferecer uns aos outros contribuiria não apenas para a reconfiguração daquele contexto e suas práticas mas, com isso, potenciar o direito à educação e ao brincar, numa perspetiva de participação e sustentabilidade social. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202556999 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/130696 |
Document Type: | Relatório de Projeto |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Relatório de Projeto |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
432856.pdf | "- Quero é brincar!": proposta de um projeto de intervenção socioeducativa em recreios escolares do 1º CEB | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.