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https://hdl.handle.net/10216/129395
Author(s): | Carolina Pinto Vieira |
Title: | Clima motivacional no futebol no contexto infantojuvenil: o papel dos pais e dos treinadores |
Issue Date: | 2020-07-21 |
Description: | A presença do futebol na vida de milhares de crianças e jovens à escala Mundial torna-o num contexto propiciador de diversas experiências ao longo do período infantojuvenil. O envolvimento parental e o impacto dos treinadores assumem-se como variáveis importantes na experiência destes jovens atletas. Dentro deste contexto, a motivação assume-se cada vez mais como um fator relevante. Em concreto, a Achievment Goal Theory (AGT) tem sido amplamente utilizada para a análise e compreensão da prática desportiva, em particular o estudo da orientação para objetivos de mestria e de performance. O presente estudo tem por base a abordagem quadripartida (2x2) deste modelo teórico, que considera quatro orientações motivacionais: orientação para a mestria-aproximação, orientação para a mestria-evitamento, orientação para a performance-aproximação e orientação para a performance-evitamento. As diferentes orientações são vistas como influenciadas por fatores do indivíduo, mas também por fatores dos contextos em que decorre determinada atividade. Os objetivos desta investigação foram analisar o clima motivacional proporcionado por pais e treinadores e as convergências e divergências entre ambos e explorar diferenças em função de variáveis sociodemográficas e desportivas (i.e. idade, género, nível competitivo da equipa em questão). Participaram no estudo 349 sujeitos: o grupo de pais (N = 124) e o grupo de treinadores (N = 225). O instrumento utilizado foi o Questionário de Clima Motivacional Proporcionado-Desporto (QCMP), adaptado a partir do Questionário de Objetivos de Realização - Revisto - Versão Desporto, AGSYS-EORDJ-VP (Cruz, 2008). Os resultados demonstraram que ambos os grupos proporcionam um clima motivacional orientado sobretudo para objetivos de mestria, sendo que o grupo de treinadores apresentou um score superior. Quer pais quer treinadores promovem mais os objetivos de ambos os tipos nos jogadores mais velhos. A análise do nível competitivo demonstrou que, em geral, quanto mais competitivo for o contexto, mais elevados são os scores, ou sejam mais pais e treinadores enfatizam os diferentes tipos de objetivos. A idade dos treinadores demonstrou uma ligeira tendência no sentido de uma idade mais alta corresponder a objetivos de performance mais elevados, sendo que isto não se verificou no grupo de pais. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 202507890 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/129395 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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