Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129394
Author(s): Daniel André Queirós Magalhães
Title: A aula: reflexão em torno do sistema ecológico da aula
Issue Date: 2020-07-22
Description: O presente relatório, intitulado de "A aula - Reflexão em torno do sistema ecológico da aula", emerge no seguimento do estágio realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É principiado pelo meu percurso, pela minha experiência e pela minha prática em contexto de estágio, que este relatório reporta a sua estrutura e organização, procurando investigar e refletir sobre a temática da aula. Assim sendo, o primeiro capítulo aborda o meu percurso de estágio. O segundo capítulo investiga, em paralelo com a minha experiência de estágio, "o que é uma aula?", aprofundando o sistema ecológico, o qual a insere em três contextos distintos, aqui desenvolvidos, respetivamente, o macrocontexto que designa o contexto lato da sociedade, o mesocontexto enquanto contexto representado pela escola e, por último, o microcontexto onde situo a própria aula. E o terceiro capítulo reflete sobre "o que pode ser uma aula?" através da minha prática no desenvolvimento das minhas aulas, que tiveram como tema principal "A metamorfose". Este relatório vem, através das minhas reflexões, enaltecer a importância desta experiência para a perceção e construção gradual daquilo que é uma profissionalização na docência.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202511294
URI: https://hdl.handle.net/10216/129394
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422559.pdfA aula: reflexão em torno do sistema ecológico da aula7.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.