Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129370
Author(s): Madalena Maria Inácio Catalino
Title: Da imersão no contexto à avaliação de impacto: o desenvolvimento de uma identidade profissional
Issue Date: 2020-07-20
Description: A presente dissertação explora as etapas nucleares da minha trajetória profissional, a partir de uma perspetiva individual e subjetiva, porém, integrada e reflexiva. Assim, procura-se traduzir a construção e desenvolvimento de uma identidade profissional, materializada em 12 anos de experiência em contexto de trabalho. Desse percurso dá-se particular relevância a dois momentos mais significativos: por um lado, "De um trabalho solitário à inevitabilidade de um trabalho em equipa multidisciplinar", por outro, à avaliação de impacto do programa "no Poupar Está o Ganho!", não só pelo grau de envolvimento que tive na sua implementação, mas porque permite exemplificar a última fase da minha experiência profissional com enfoque na investigação aplicada. Neste estudo, tendo por base o projeto de Medição de Impacto Social, coordenado por Serôdio, Lima e Serra (2019), decidiu-se revisitar os dados recolhidos ao longo desse processo. São abordados os seguintes indicadores: (1) satisfação dos alunos em relação ao programa; (2) impacto do programa no desenvolvimento de competências de literacia financeira; (3) no desenvolvimento e competências escolares dos alunos; (4) no contributo para os resultados escolares na disciplina de matemática. Participaram 1251 alunos (4º, 5º e 6º anos de escolaridade) oriundos de 40 agrupamentos escolares. Foram utilizados questionários de atitudes e comportamentos de literacia financeira; questionário sobre as condições de implementação e consequências do programa e, por fim, fichas de registo das classificações a matemática. Os resultados indicam uma satisfação global muito positiva com o programa, quer pelos alunos quer pelos docentes. Verifica-se o contributo do nPEG para a aprendizagem de coisas novas e importantes e a promoção de um conjunto de competências especificas nos estudantes, tais como o desenvolvimento global e a capacidade de trabalhar em grupo, permitindo gerar valor e mudança social através de modificações positivas de crenças e atitudes; na melhoria das classificações a matemática e na melhoria das aprendizagens de forma diversificada e transversal promovendo uma Educação para a Cidadania. No final partilha-se uma reflexão crítica norteada pelas atividades narradas e procura-se perspetivar todo o trabalho desenvolvido integrando-o com a trajetória profissional.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202511502
URI: https://hdl.handle.net/10216/129370
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422595.pdfDa imersão no contexto à avaliação de impacto: o desenvolvimento de uma identidade profissional4.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.