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dc.creatorPatrícia Sofia Almeida Reis
dc.date.accessioned2020-10-18T23:15:47Z-
dc.date.available2020-10-18T23:15:47Z-
dc.date.issued2020-07-23
dc.date.submitted2020-06-21
dc.identifier.othersigarra:422623
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/129357-
dc.descriptionO interesse pelos benefícios da prática de mindfulness cresceu rapidamente nos últimos anos. Considerou-se assim importante avaliar o impacto destas práticas também num contexto nacional, especificamente no início da escolaridade. Este estudo analisou os efeitos de um programa de mindfulness nas funções executivas em alunos do 3º ano (1º ciclo) num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal. Foram selecionados 44 alunos com a idade média de 8.27 anos. Os alunos foram aleatoriamente divididos em dois grupos: o grupo de intervenção (mindfulness) que foi comparado com o grupo de controlo (relaxamento). Ambos beneficiaram de duas sessões semanais durante um período de 8 semanas, administradas por psicólogos em grupos de 6-8 crianças. Imediatamente antes e depois da implementação do programa avaliamos o funcionamento executivo das crianças, com o Comprehensive Executive Function Inventory (CEFI). Depois de controlar os valores do pré-teste, os resultados mostraram que o grupo do mindfulness mostrou níveis mais elevados de funções executivas, nomeadamente em termos de iniciativa e a memória de trabalho, comparativamente ao grupo do relaxamento. Este programa apresenta uma contribuição ao nível da prática psicológica, como desenvolvimento de uma intervenção psicossocial aplicada ao sistema educacional, bem como a utilidade para a comunidade científica, no desenvolvimento de futuras investigações científicas.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titlePrática de mindfulness como promotora do funcionamento executivo em alunos do 3º ano de escolaridade
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202523292
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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