Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/129356
Author(s): Sara Pinto Fernandes
Title: Everything Now: a influência do grupo de amigos na compra por impulso de bilhetes de festivais de música para a área VIP
Issue Date: 2020-07-20
Description: Os festivais de música assumem cada vez maior relevância na oferta cultural do nosso país, com impactos significativos a nível económico e social. Com a proliferação atual destes eventos a nível nacional, importa refletir sobre comportamentos associados à aquisição deste tipo de produto, essenciais para o desenvolvimento desta área de negócio. Neste contexto, compreendemos a pertinência de estudar o comportamento dos consumidores, particularmente a compra por impulso. O nosso foco incidiu na aquisição de um bilhete com acesso à área VIP, associado a um conjunto de privilégios restritos. Esta investigação procurou, através de um estudo experimental, perceber os efeitos da aprovação social, da identificação com o grupo e das emoções (positivas e negativas) na compra por impulso de bilhetes de festivais de música para a área VIP. Adicionalmente, de modo a compreender os fatores que podem condicionar a compra por impulso deste produto, foram analisadas variáveis como a influência interpessoal e o consumo por estatuto. Para isso, foi conduzido um estudo com 359 indivíduos [M= 23.77 anos, DP=7.73) que responderam a um questionário online sobre um cenário experimental de compra de bilhetes de festivais de música para a área VIP. Os resultados indicam que a aprovação do grupo de amigos leva os/as Portugueses/as a comprar mais por impulso e que as emoções positivas medeiam esta relação. Verificou-se, ainda, que a influência normativa e o consumo por estatuto estão envolvidos na compra por impulso de bilhetes de festivais de música para a área VIP.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202511588
URI: https://hdl.handle.net/10216/129356
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422630.pdfEverything Now: a influência do grupo de amigos na compra por impulso de bilhetes de festivais de música para a área VIP869.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.