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https://hdl.handle.net/10216/128005
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Názia Anita Cardoso Nhongo Bavo | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T21:45:32Z | - |
dc.date.available | 2022-09-07T21:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-15 | |
dc.date.submitted | 2020-07-27 | |
dc.identifier.other | sigarra:410311 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/128005 | - |
dc.description | O principal foco desta investigação consiste em dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto escolar moçambicano, para analisar a política de inclusão para os alunos surdos implementada nas escolas públicas, dando particular destaque à língua de sinais moçambicana e, sobretudo, às estratégias de ensino do português para alunos surdos. O presente estudo de natureza fenomenológico interpretativa, de cunho etnográfico, foi conduzido numa escola inclusiva da cidade de Maputo, constituída por um total de oitenta e dois alunos surdos dos quais quarenta e sete estavam inscritos numa turma de surdos da 8ª classe, vinte e oito, numa turma de surdos da 9ª classe e, sete numa turma com surdos da 10ª classe. Para a configuração desta pesquisa, apoiamo-nos, como referencial teórico, na perspetiva sociohistórica cultural de Vygotsky e em muitos outros autores, nos quais encontrámos elementos norteadores para circunscrever e sustentar o desenvolvimento do nosso estudo. A partir de análise documental de normativos legais, e de análise de conteúdo com recurso ao software Nvivo 11, de entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos surdos, professores e agentes decisores, analisámos a política de inclusão proposta e os modos como ela é aplicada na sala de aula, tendo constatado que a língua que medeia o espaço educacional é o Português, como língua hegemónica imposta, de ensino e de comunicação. Os resultados evidenciam que a língua de sinais é uma língua de uso restrito e pontual dos alunos surdos na sala de aula, o que coloca em causa o cumprimento e o respeito dos seus direitos linguísticos e conduz a práticas pedagógicas segregadoras, discriminação e exclusão nos ambientes educativos. Os professores destacam não terem formação adequada para lecionar e ensinar português a alunos surdos e referem recorrer a gestos não estandardizados e à escrita no quadro como forma de tentar contornar algumas dificuldades. Concluímos o nosso estudo, com um olhar crítico sobre este modelo de inclusão, e apresentando alguns pontos que se vislumbram essenciais para assegurar uma efetiva inclusão dos alunos surdos no contexto educativo moçambicano. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | Políticas de inclusão e estratégias de ensino do português para alunos surdos em turmas regulares moçambicanas | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 101540957 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Programa Doutoral em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 2 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Tese |
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File | Description | Size | Format | |
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