Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/128005
Author(s): | Názia Anita Cardoso Nhongo Bavo |
Title: | Políticas de inclusão e estratégias de ensino do português para alunos surdos em turmas regulares moçambicanas |
Issue Date: | 2020-07-15 |
Description: | O principal foco desta investigação consiste em dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto escolar moçambicano, para analisar a política de inclusão para os alunos surdos implementada nas escolas públicas, dando particular destaque à língua de sinais moçambicana e, sobretudo, às estratégias de ensino do português para alunos surdos. O presente estudo de natureza fenomenológico interpretativa, de cunho etnográfico, foi conduzido numa escola inclusiva da cidade de Maputo, constituída por um total de oitenta e dois alunos surdos dos quais quarenta e sete estavam inscritos numa turma de surdos da 8ª classe, vinte e oito, numa turma de surdos da 9ª classe e, sete numa turma com surdos da 10ª classe. Para a configuração desta pesquisa, apoiamo-nos, como referencial teórico, na perspetiva sociohistórica cultural de Vygotsky e em muitos outros autores, nos quais encontrámos elementos norteadores para circunscrever e sustentar o desenvolvimento do nosso estudo. A partir de análise documental de normativos legais, e de análise de conteúdo com recurso ao software Nvivo 11, de entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos surdos, professores e agentes decisores, analisámos a política de inclusão proposta e os modos como ela é aplicada na sala de aula, tendo constatado que a língua que medeia o espaço educacional é o Português, como língua hegemónica imposta, de ensino e de comunicação. Os resultados evidenciam que a língua de sinais é uma língua de uso restrito e pontual dos alunos surdos na sala de aula, o que coloca em causa o cumprimento e o respeito dos seus direitos linguísticos e conduz a práticas pedagógicas segregadoras, discriminação e exclusão nos ambientes educativos. Os professores destacam não terem formação adequada para lecionar e ensinar português a alunos surdos e referem recorrer a gestos não estandardizados e à escrita no quadro como forma de tentar contornar algumas dificuldades. Concluímos o nosso estudo, com um olhar crítico sobre este modelo de inclusão, e apresentando alguns pontos que se vislumbram essenciais para assegurar uma efetiva inclusão dos alunos surdos no contexto educativo moçambicano. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 101540957 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/128005 |
Document Type: | Tese |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Tese |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
410311.pdf Restricted Access | Políticas de inclusão e estratégias de ensino do português para alunos surdos em turmas regulares moçambicanas | 2.75 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.