Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/124375
Author(s): Rodrigues, Sónia Valente
Espírito, Rui
Title: Sequência de aprendizagem interdisciplinar com avaliação formativa e sumativa: uma experiência aplicada ao 9.º ano em Português e em Educação Visual
Issue Date: 2019
Description: "A escrita de um artigo sobre uma determinada ação de ensino abre espaço para um aprofundamento teórico-prático, por implicar uma sistematização dos fundamentos de determina-das opções pedagógicas, dos procedimentos técnico-didáticos implicados, da sequenciação de atos, do aperfeiçoamento dos materiais didáticos de suporte. O fazer didático passa também por esta atividade de reflexão escrita, que pode conduzir a níveis mais profundos de conhecimento profissional de natureza pedagógico-didática.O trabalho que aqui se apresenta é o resultado da reflexão produzida após a realização de um percurso pedagógico-didático interdisciplinar numa turma do 9.º ano, na Escola Secundária de Vilela, em Paredes, no ano letivo 2015/2016. Foi realizado no mês de maio de 2016, durante apro-ximadamente duas semanas, num trabalho conjunto entre os autores deste texto, que, à época, eram os professores das disciplinas de Português e de Educação Visual da turma referida.Quer a sequência didática realizada, quer este artigo que lhe dá visibilidade foram produzidos em trabalho colaborativo entre os professores, condição sem a qual não seria possível a articulação interdisciplinar que caracteriza o trabalho em causa.As secções a seguir são organizadas do modo seguinte: em 1., formulamos o problema inicial a partir de uma caracterização breve do contexto e identificamos a estratégia pedagógica adotada; em 2., descrevemos a experiência pedagógico-didática realizada, apresentando, num primeiro momento, procedimentos e sequenciação e, num segundo momento, explicitando as aprendiza-gens implicadas no trabalho realizado pelos alunos."
Subject: Ciências da linguagem
language sciences
URI: https://hdl.handle.net/10216/124375
Source: Percursos da interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas: Atas [do] 13º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
367930.pdf636.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.