Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/124214
Author(s): Vanessa Sofia da Silva Correia
Title: "Xplore: Get Real!": proposta de um videojogo sério de exploração vocacional
Issue Date: 2019-11-12
Description: A delinquência juvenil e o abandono escolar precoce permanecem ainda um assuntopreocupante no nosso país. Apesar dos números associados ao crime juvenil manterem umatendência de descida desde 2015, este assunto continua a merecer atenção por parte dosinvestigadores. Esta preocupação estende-se ao abandono escolar precoce, dado que a médianacional continua superior à da União Europeia. Deste modo, o presente estudo tem comoprincipal objetivo projetar um instrumento de exploração vocacional, no formato de umvideojogo sério tendo como inspiração teórica a Teoria da Autodeterminação, a Teoria doFlow, o Modelo da Exploração Reconstrutiva dos Investimentos Vocacionais e o ModeloIntegrado Cognitivo-Motivacional de concetualização e avaliação dos interesses. Integraainda aspetos tomados de empréstimo de programas de intervenção vocacional e jogos queforam desenhados com o intuito do produto que se esboça neste trabalho: envolver os jovensna exploração dos seus interesses com o intuito de investir em objetivosformativos/profissionais pessoalmente motivadores. Assumindo a designação Xplore, trata-se de um jogo de simulação que, procurando equilibrar as capacidades do jogador e adificuldade da tarefa, permitirá ao jovem explorar múltiplas possibilidades de realizaçãoprofissional, no acesso às quais a frequência do sistema educativo/formativo se revela umrequisito fundamental.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202316157
URI: https://hdl.handle.net/10216/124214
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
367228.pdf"Xplore: Get Real!": proposta de um videojogo sério de exploração vocacional526.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.