Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123974
Author(s): Ana Catarina Rodrigues Sona
Title: Neurofeedback: "learners" e "non-learners" na perturbação do controlo dos impulsoss
Issue Date: 2019-11-12
Description: O neurofeedback é um método de intervenção psicológica não invasivo e comresultados positivos e estáveis no tempo em diferentes perturbações e áreas deaplicação. Sendo um método recente e com forte crescimento do conhecimento dosseus benefícios, verifica-se de extrema importância desenvolver esta área doconhecimento e reforçar os seus resultados e efeitos. Neste caso, a capacidade deaprendizagem é em si só um fator que permite a mudança, e um efeito do treino,sendo parte essencial da análise da eficácia do neurofeedback. As Perturbações doControlo dos Impulsos são um categoria de perturbações caracterizada por um déficeno controlo inibitório e por um conjunto de comportamentos impulsivos e disruptivos.A sua análise ainda está pouco desenvolvida e, sendo uma categoria com elevadaprevalência, deverão ser estudados e desenvolvidos métodos de intervençãoadequados e eficazes, referindo-se, aqui, o neurofeedback.Este estudo ocupou-se da análise da aprendizagem no neurofeedback nasperturbações do controlo dos impulsos. Foram analisados os efeitos do neurofeedbacknas PCIs e prosseguinte identificação de preditores eletrofisiológicos daaprendizagem no neurofeedback, bem como divisão e caracterização dos "learners" e"non-learners". Os resultados sugerem uma elevada eficácia do neurofeedback nasPCIs. Sugerem também como preditor da aprendizagem desta amostra a medida dopoder absoluto valor de Z Teta F3. Desta forma, este estudo apresenta-se como umcontributo para a investigação cientifica na área para a identificação da eficácia doneurofeedback e desenvolvimento de melhorias protocolares para aumentar a mesma.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202311309
URI: https://hdl.handle.net/10216/123974
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
365731.pdfNeurofeedback: "learners" e "non-learners" na perturbação do controlo dos impulsoss1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.