Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123928
Author(s): Raquel Pereira Leão Lopes Cardoso
Title: Efeito de um contexto (in)seguro e do cadastro do alvo desviante sobre a reação dos membros grupais a esse desvio
Issue Date: 2019-11-15
Description: Que tipo de reação ao desvio perpetuam os membros do grupo e, de que forma o tipo de reação é influenciado pela segurança do contexto em que se encontram e pelo cadastro do desviante? No estudo (N=144) foi apresentado uma notícia aos participantes que relatava a detenção de um homem acusado pela prática do crime de furto na cidade do Porto. A notícia continha informação sobre o cadastro do desviante (Com ou Sem Cadastro). Os participantes foram ainda informados, se na cidade do Porto as forças policiais possuíam meios para garantir a segurança da cidade (Contexto Seguro ou Inseguro). Os resultados mostram que as reações exclusivas foram mais apoiadas na condição do desviante Com Cadastro. As atribuições internas ao comportamento do desviante foram mais indicadas na condição Contexto Seguro/ Sem Cadastro, enquanto que as atribuições externas foram mais indicadas quando perante desviantes Com Cadastro. Verificámos ainda que os participantes que atribuíram causas internas ao comportamento do desviante, revelaram mais apoio às reações de exclusão em todas as condições. Este estudo contribui, principalmente, para a compreensão das condições que fazem emergir os diferentes tipos de reação perante os membros desviantes.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202312194
URI: https://hdl.handle.net/10216/123928
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
365453.pdf
  Restricted Access
Efeito de um contexto (in)seguro e do cadastro do alvo desviante sobre a reação dos membros grupais a esse desvio498.43 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.