Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123895
Author(s): Ana Catarina Cardoso Mano
Title: Medição de impacto social do Programa "Hora de Ser": promoção da igualdade e prevenção da violência em crianças do 1º ciclo EB
Issue Date: 2019-11-11
Description: O presente trabalho foi desenvolvido no contexto de uma parceria entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, através do SINCLab - Social Inclusion Laboratory, e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). O objetivo dessa parceria foi o desenvolvimento de uma investigação aplicada à Medição de Impacto Social do programa "Hora de Ser", promovido e implementado pela APAV com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo nuclear de promover a igualdade e a prevenção da violência. No estudo quasi-experimental para testar o impacto social que se apresenta nesta dissertação participaram 321 crianças, que frequentavam o 3º e o 4º ano do ensino básico. Foi testado o impacto do "Hora de Ser" em medidas como os estereótipos e papéis de género, a estereotipia de género, a empatia e identificação de emoções da vítima de violência e a atitude face a diferentes estratégias para lidar com situações de violência. Os resultados do estudo demonstram que, de uma forma geral, o programa "Hora de Ser" teve um impacto significativo e positivo nas diferentes medidas consideradas, nomeadamente na aceitação da diversidade, nos estereótipos e papéis de género, no grau de estereotipia de género, na empatia e capacidade de identificação de emoções negativas na vítima de violência e na seleção de estratégias positivas de segurança a adotar em situações de violência.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202311295
URI: https://hdl.handle.net/10216/123895
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
365450.pdf
  Restricted Access
Medição de impacto social do Programa "Hora de Ser": promoção da igualdade e prevenção da violência em crianças do 1º ciclo EB606.08 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.