Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123873
Author(s): Iara Filipa Loureiro Videira
Title: Idade desejada para obtenção do primeiro e do último filhos em adultos com parentalidade projetada num futuro próximo: efeitos do apoio social, relação marital e obstáculos percebidos
Issue Date: 2019-11-13
Description: O projeto de parentalidade é cada vez mais tardio, o que parece dever-se à incertezaeconómica, à crescente integração das mulheres no mercado de trabalho e ao aumento dasua escolaridade. Por outro lado, variáveis psicológicas como apoio social e satisfaçãoconjugal parecem também ter uma influência na decisão de ter filhos. O objetivo deste estudoé de compreender quais destas variáveis explicam a idade desejada para o primeiro e últimofilhos em sujeitos portugueses envolvidos numa relação amorosa sem filhos. 373 indivíduossem qualquer diagnóstico de infertilidade e que pretendiam alcançar uma gravidez numfuturo próximo responderam a um questionário que abrangeu questões sociodemográficascomo idade, rendimento médio mensal, horas de trabalho remuneradas por semana e duraçãoda relação amorosa, questões sobre consciência reprodutiva, assim como escalas de SuporteSocial - dar e receber (2-Way Social Support Scale), Avaliação da Relação (RAS) eObstáculos ao plano reprodutivo (Perceived obstacles to having the number of desiredchildren). Os resultados da regressão linear múltipla indicam que a idade e a perceção dacarreira profissional como obstáculo ao plano reprodutivo estão significativamenteassociados à idade desejada do primeiro e último filhos. A perceção da infertilidade comoobstáculo parece estar associada apenas à idade desejada para o primeiro filho. Existem bonsargumentos para que as políticas de incentivo à gravidez sejam melhoradas, como licençasparentais pagas e implementação de estratégias de conciliação trabalho-família. É necessáriotambém o desenvolvimento de sessões de sensibilização para a temática da fertilidade, vistonão existir consciência reprodutiva suficiente.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202311821
URI: https://hdl.handle.net/10216/123873
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
365628.pdf
  Restricted Access
Idade desejada para obtenção do primeiro e do último filhos em adultos com parentalidade projetada num futuro próximo: efeitos do apoio social, relação marital e obstáculos percebidos383.88 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.