Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123846
Author(s): Bruno Miguel de Sousa Almeida
Title: Gestão educacional, autonomia e mediação escolar num agrupamento de escolas
Issue Date: 2019-11-11
Description: O presente relatório é realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação,mais concretamente no domínio de Administração, Gestão e Implementação deLideranças e dá conta do processo de estágio curricular realizado entre Outubro de 2018e Abril de 2019, numa escola de 2º e 3º ciclo.Atendendo aos normativos legais mais recentes, atualmente a escola deve ser umespaço que promova uma educação inclusiva, sendo que para isso é lhe atribuídaautonomia, no sentido de garantir que todos os seus alunos potenciem as suasaprendizagens e participem de uma forma ativa nesse mesmo processo, reconhecendo assuas diversidades.Apesar deste objetivo, a escola possui uma cultura muito enraizada, sendo quegrande parte do tempo dos alunos está localizado dentro do espaço de sala de aula, comuma matriz muito instrucionista e a própria gestão escolar está fortemente centrada emburocracias, o que tem limitado a capacidade dos alunos de participarem ativamente nagestão da escola e de desenvolver competências ao nível do pensamento crítico esustentado, valores que estão presentes no Perfil dos Alunos à Saída da EscolaridadeObrigatória.De facto, um dos maiores desafios da escola atual é o de promover um ensinodemocrático, traduzindo a autonomia que lhe é dada em lógicas de trabalho colaborativo,no sentido de construir uma escola democrática e inclusiva.Neste sentido, a mediação pode e deve ser um contributo fundamental para mudaresta perspetiva, na medida em que ela promove um trabalho em rede, colaborativo e quetrabalha não só numa lógica de resolução de conflitos, mas também como potenciadorade diversidades, através de processos de comunicação e democracia.Importa também destacar a importância que um profissional em Ciências daEducação pode ter dentro da escola, não só pela sua bagagem teórica, mas também porqueo seu trabalho assenta muito nestas lógicas de trabalho colaborativo e que sãoabsolutamente essenciais para a promoção de uma escola democrática. Apesar de tudo,esta é ainda uma profissão que se está a afirmar no campo da escola, sendo que é umgrande desafio mudar as dinâmicas, essencialmente burocráticas e instrucionistas queatualmente lá encontramos.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202309584
URI: https://hdl.handle.net/10216/123846
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
365208.pdf
  Restricted Access
Gestão educacional, autonomia e mediação escolar num agrupamento de escolas1.23 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.