Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123842
Author(s): Ana da Conceição Jacinto Escola
Title: (Des)cerrando gaiolas epistemológicas: ensino da matemática um voo na cidadania
Issue Date: 2019-11-15
Description: A escola vem assumindo, cada vez mais, uma imensidão de papéis, adoptando assim, apremência de formar alunos como cidadãos esclarecidos, críticos e interventivos. Numasociedade em contínua transformação, cumpre à escola garantir aos jovens as competênciasde literacia necessárias a uma adequada integração social.A presente investigação insere-se no mestrado em Ciências da Educação no domínio deAvaliação, Supervisão e Lideranças e tem como questão orientadora a seguinte: em quemedida um projeto que enlaça a matemática com a educação financeira, visando promovercompetências de literacia, pode contribuir para (re)significar a matemática comoinstrumento fundamental à construção da cidadania?A intervenção foi implementada, segundo as premissas da educação matemática crítica, emduas turmas do 6º ano de escolaridade do ensino básico, numa escola do distrito do Portocom o propósito de corporalizar as expectativas da educação matemática crítica nocontexto da formação integral do aluno/ cidadão.Este estudo, inicialmente desenhado no contexto da área curricular não disciplinar deliteracia numérica e resolução de problemas (LNRP), enlaçou no decurso do seudesenvolvimento os docentes dos dois Conselhos de Turma, de diferentes áreasdisciplinares.A escolha do tema sobreveio das fragilidades identificadas pela investigadora no decursoda sua prática docente. Destacando a necessidade de implementar a educação financeira naescola, o baixo nível socioeconómico dos alunos, assim como as dificuldades matemáticas,tornam clara a necessidade de transformar a aula num espaço de diálogo e de reflexão quegaranta a tomada de decisão como resposta aos desafios da modernidade.O estudo foi desenvolvido segundo uma metodologia de investigação qualitativa cujodesign investigativo se aproxima da investigação-ação. A observação foi participante, eexperimentados diferentes instrumentos de recolha e análise de dados: como entrevistasemidiretiva, grupo focal, diário de bordo da investigadora e produções dos alunos, com opropósito de garantir a triangulação dos dados. A informação recolhida foi sujeita a análisee interpretação através da análise de conteúdo. A investigação respondeu positivamente aosobjetivos a que se propôs, desde a evolução das conceções dos alunos que a integraram, ao modo como legitimaram posicionamentos fundamentados, em situações diversas, atravésde um agir autónomo acoplado a uma atitude cidadã.O trabalho por projetos possibilitou ampliar as competências de literacia dos alunos ereforçou, nos professores envolvidos, a necessidade de um ensino que (des)cerre as gaiolasepistemológicas que os encelam.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202309606
URI: https://hdl.handle.net/10216/123842
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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