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https://hdl.handle.net/10216/123818
Author(s): | Raquel de Paula Amado |
Title: | A abordagem à linguagem escrita em contexto de jardim de infância: um estudo de caso |
Issue Date: | 2019-11-11 |
Description: | O papel da Educação Pré-Escolar em relação ao desenvolvimento de competências de linguagem escrita é criar oportunidades para que a criança experimente, explore, estabeleça relações com os sinais escritos, além de criar um ambiente rico em estímulos e oportunidades de "brincar" com a língua e refletir a seu respeito (Fernandes, 2003; Mata, 2008). Para uma maior clarificação da problemática em estudo foram definidos como objetivo geral compreender como é que no dia-a-dia educadores/as de infância organizam seus processos de trabalho, no sentido de desenvolver competências a nível da linguagem escrita e como objetivos específicos: caracterizar modelos pedagógicos que suportam a prática pedagógica de educadores/as de infância; identificar situações em que educadores/as trabalham as competências da linguagem escrita; compreender a intencionalidade educativa que subjaz à organização de práticas pedagógicas orientadas para o desenvolvimento de competências de linguagem escrita. O estudo é de natureza qualitativa, com recuros ao estudo de caso (Amado, 2014). Este foi realizado num Agrupamento de Escolas da região do grande Porto. Como técnicas de recolha de dados foi utilizada a observação participante, e respectivas notas de terreno, e a entrevista semi-estruturada. A observação foi realizada em três salas de um Jardim de Infância daquele Agrupamento de escolas, durante três meses num regime de rotatividade pelas três salas. As entrevistas semi-estruturadas foram feitas às três educadoras cujo trabalho acompanhamos, no final do período de observação. Os principais resultados apontam para a existência de planificação do trabalho por parte das educadoras. Essa planificação evidencia objetivos claros e definidos em articulação com as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCPEPE) (Ministério da Educação, 2016), revelando haver intencionalidade educativa nas atividades que realizam, ainda que reconheçam também ser difícil sair dessa planificação inicial. Reconhecem todavia, que não recorrem a um modelo pedagógico especifico, sendo as suas práticas fundamentadas em principios que associam a diferentes modelos pedagógicos , não se identificando linhas condutoras bem diferenciadas (Evans, 1982; Bairrão & Vasconcelos, 1997). |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202303586 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/123818 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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