Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/123818
Author(s): Raquel de Paula Amado
Title: A abordagem à linguagem escrita em contexto de jardim de infância: um estudo de caso
Issue Date: 2019-11-11
Description: O papel da Educação Pré-Escolar em relação ao desenvolvimento de competências delinguagem escrita é criar oportunidades para que a criança experimente, explore, estabeleçarelações com os sinais escritos, além de criar um ambiente rico em estímulos e oportunidadesde "brincar" com a língua e refletir a seu respeito (Fernandes, 2003; Mata, 2008).Para uma maior clarificação da problemática em estudo foram definidos como objetivo geralcompreender como é que no dia-a-dia educadores/as de infância organizam seus processosde trabalho, no sentido de desenvolver competências a nível da linguagem escrita e comoobjetivos específicos: caracterizar modelos pedagógicos que suportam a prática pedagógicade educadores/as de infância; identificar situações em que educadores/as trabalham ascompetências da linguagem escrita; compreender a intencionalidade educativa que subjaz àorganização de práticas pedagógicas orientadas para o desenvolvimento de competências delinguagem escrita.O estudo é de natureza qualitativa, com recuros ao estudo de caso (Amado, 2014). Este foirealizado num Agrupamento de Escolas da região do grande Porto. Como técnicas de recolhade dados foi utilizada a observação participante, e respectivas notas de terreno, e a entrevistasemi-estruturada. A observação foi realizada em três salas de um Jardim de Infância daqueleAgrupamento de escolas, durante três meses num regime de rotatividade pelas três salas. Asentrevistas semi-estruturadas foram feitas às três educadoras cujo trabalho acompanhamos,no final do período de observação.Os principais resultados apontam para a existência de planificação do trabalho por parte daseducadoras. Essa planificação evidencia objetivos claros e definidos em articulação com asáreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCPEPE)(Ministério da Educação, 2016), revelando haver intencionalidade educativa nas atividadesque realizam, ainda que reconheçam também ser difícil sair dessa planificação inicial.Reconhecem todavia, que não recorrem a um modelo pedagógico especifico, sendo as suaspráticas fundamentadas em principios que associam a diferentes modelos pedagógicos , nãose identificando linhas condutoras bem diferenciadas (Evans, 1982; Bairrão & Vasconcelos,1997).
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202303586
URI: https://hdl.handle.net/10216/123818
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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