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https://hdl.handle.net/10216/123815
Author(s): | Sílvia Jucelia Dias |
Title: | Mulheres e as suas profissões: representações de crianças de uma escola portuguesa |
Issue Date: | 2019-11-13 |
Description: | Dentre todas as civilizações que já foram objeto de estudo ao longo da história dahumanidade, e notadamente as ocidentais, fortemente enraizadas no patriarcado, a presença dasmulheres é marcada por desigualdades e por lutas pela equidade. As questões de gênero, porvezes, erroneamente confundidas ou mescladas com questões biológicas na separação bináriado masculino e feminino, ultrapassam as fronteiras físicas estabelecidas geograficamente eapresentam-se em diversas culturas, influenciando o seu modo de pensar e agir, normatizandoe mostrando que a violência de gênero, nas suas diversas formas, é praticamente universal. Oengajamento deve combater visceralmente as discriminações, nas minúsculas, porém nãomenos importantes atitudes que violam o direito das mulheres, de nós sermos o que nósquisermos! No tocante às profissões, apesar de exemplos memoráveis, de mulheres queromperam barreiras de todo o tipo e fizeram história, a presença das mulheres no mercado detrabalho ainda é reivindicada através de lutas, conquistas e mais lutas.Por isso, a presente dissertação tem como objetivo questionar, através de reflexões efundamentações teóricas, quais as escolhas e conjecturas sobre profissões, de crianças em idadeescolar do 4º ano, e se - e de que formas - estas replicam formas tradicionais e estereotipadas.Parte-se do pressuposto que nesta idade, as crianças já apresentam comportamentos, vistoscomo consoantes ao seu gênero (ou não) e distinguem os papéis sociais atribuídos ao femininoe ao masculino.Por meio de uma abordagem qualitativa, fez-se recurso à dinamização de situaçõespráticas com crianças, tendentes à recolha de dados, cuja análise resulta de análise de conteúdo.As questões previamente pensadas e as que surgiram ao longo da pesquisa, foram aos poucoselucidadas, numa tentativa de compreender e explicar as lacunas entre os avanços das mulheresno mercado de trabalho, principalmente referente às escolhas individuais da profissão e asoportunidades, em contraponto com a realidade. A pesquisa evidencia um grande hiato nasrepresentações deste grupo de crianças acerca dos discursos de igualdade e entre as escolhasque fazem para si, no tocante às profissões. Mesmo diante de tal revelação, alguns ventos damudança começam a soprar do mundo exterior e interior de crianças do século XXI, numaescola portuguesa,... |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202303594 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/123815 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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