Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/122224
Author(s): | Filipa Soares Pereira |
Title: | Dimensões emocionais e narrativas na pedagogia do design: uma experiência de formação no ensino profissional |
Issue Date: | 2019-09-11 |
Description: | Este relatório de estágio apresenta-se como uma reflexão em torno das práticasexercidas durante o estágio na Escola Secundária de Ermesinde, no ano letivo de2018/2019, no âmbito do plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de ArtesVisuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário realizado nas Faculdadesde Belas-Artes e de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto(MEAV).É introduzido como tema inicial, as dimensões emocionais e narrativas dentro de umcontexto de formação do ensino profissional na área do Design Gráfico. Analisam-se,primeiramente, os elementos da escola, cursos e também a disciplina enquadrada noestágio, em coerência com o Ensino Profissional.Numa segunda parte, contextualizam-se as dimensões emocionais e narrativas,dentro da lógica do Design, mais especificamente no campo do Design Gráfico. Paraisto, é feita inicialmente, uma análise das composições emocionais na vertente doDesign e também as suas semelhanças didáticas narrativas. São igualmente exploradasalgumas notas do diário de bordo escrito durante a prática de estágio, de forma aconciliar essas reflexões com as dimensões emocionais e narrativas experienciadas naproposta didática em Design Gráfico.Em terceiro lugar, analisa-se o desenvolvimento da proposta didática, uma dascomponentes mais fundamentais para a ligação entre todas as dimensões abordadas eo conhecimento proveniente das práticas da escola. Contudo, esta análise é feita emconjunto com a nota geral (uma narração) da primeira aula dada. Integra-se igualmentenesta parte a reflexão sobre a dinâmica escolhida como meio interveniente entre asemoções e uma das técnicas do Design Gráfico - o objeto pessoal e a suatransformação para o Branding pessoal.Por fim, nas considerações finais, expõem-se as eventuais problematizações queco-existem com o Design Gráfico e a sua pedagogia, e como uma visão alternativa àsemoções pode contribuir para uma formação prevalecente. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202285359 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/122224 |
Document Type: | Relatório de Estágio |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Relatório de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
351393.pdf | Dimensões emocionais e narrativas na pedagogia do design: uma experiência de formação no ensino profissional | 2.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
351393.1.pdf Restricted Access | Anexos | 5.57 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.