Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122224
Author(s): Filipa Soares Pereira
Title: Dimensões emocionais e narrativas na pedagogia do design: uma experiência de formação no ensino profissional
Issue Date: 2019-09-11
Description: Este relatório de estágio apresenta-se como uma reflexão em torno das práticasexercidas durante o estágio na Escola Secundária de Ermesinde, no ano letivo de2018/2019, no âmbito do plano curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino de ArtesVisuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário realizado nas Faculdadesde Belas-Artes e de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto(MEAV).É introduzido como tema inicial, as dimensões emocionais e narrativas dentro de umcontexto de formação do ensino profissional na área do Design Gráfico. Analisam-se,primeiramente, os elementos da escola, cursos e também a disciplina enquadrada noestágio, em coerência com o Ensino Profissional.Numa segunda parte, contextualizam-se as dimensões emocionais e narrativas,dentro da lógica do Design, mais especificamente no campo do Design Gráfico. Paraisto, é feita inicialmente, uma análise das composições emocionais na vertente doDesign e também as suas semelhanças didáticas narrativas. São igualmente exploradasalgumas notas do diário de bordo escrito durante a prática de estágio, de forma aconciliar essas reflexões com as dimensões emocionais e narrativas experienciadas naproposta didática em Design Gráfico.Em terceiro lugar, analisa-se o desenvolvimento da proposta didática, uma dascomponentes mais fundamentais para a ligação entre todas as dimensões abordadas eo conhecimento proveniente das práticas da escola. Contudo, esta análise é feita emconjunto com a nota geral (uma narração) da primeira aula dada. Integra-se igualmentenesta parte a reflexão sobre a dinâmica escolhida como meio interveniente entre asemoções e uma das técnicas do Design Gráfico - o objeto pessoal e a suatransformação para o Branding pessoal.Por fim, nas considerações finais, expõem-se as eventuais problematizações queco-existem com o Design Gráfico e a sua pedagogia, e como uma visão alternativa àsemoções pode contribuir para uma formação prevalecente.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202285359
URI: https://hdl.handle.net/10216/122224
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
351393.pdfDimensões emocionais e narrativas na pedagogia do design: uma experiência de formação no ensino profissional2.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
351393.1.pdf
  Restricted Access
Anexos5.57 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.