Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121701
Author(s): Dinara Soares Chacon Sales
Title: A construção de identidades profissionais docentes a partir das experiências formativas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto Língua Portuguesa (PIBID/CFP/UFCG)
Issue Date: 2019-07-15
Description: Esta dissertação teve como objetivo analisar as atividades formativas realizadas no âmbitodo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), procurandocompreender a relevância dessas atividades na constituição das identidades profissionais deex-bolsistas, atuais professores, formados pelo PIBID. Bolsistas egressos que tiveramatividades formativas no subprojeto do PIBID Letras - Língua Portuguesa do Centro deFormação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus dacidade de Cajazeiras, no estado da Paraíba, Brasil. Esta investigação se enquadra na área daFormação Inicial de Professores e foi regida pelos pressupostos da pesquisa qualitativa,amparada pelo paradigma fenomenológico interpretativo. Como dispositivo para recolha deinformações, destacamos a entrevista narrativo-biográfica, conduzida por meio do Skype.Realizámos oito entrevistas, através da coleta de áudios e vídeos com o amparo do referidodispositivo. Na realização das entrevistas, elencámos alguns elementos condizentes com ashistórias pessoais dos sujeitos entrevistados, a entrada na universidade desses ex-bolsistas, aescolha pela profissão docente, as atividades formativas dispostas pelo PIBID, o percursoprofissional desses sujeitos, após saírem da universidade e entrarem no campo profissionalativo, as ilusões e desilusões encontradas, as especificidades encontradas em cada espaço deação profissional dos entrevistados e o espaço destinado pelos bolsistas egressos para aformação contínua. A investigação aqui apresentada comunga com o que afirma Dubar(2006), ao entender que uma pesquisa sobre identidades profissionais só é possível seefetivar, caso levemos em consideração o percurso biográfico do sujeito ou grupoinvestigado. Neste texto, também fazemos uma reflexão sobre a escola como espaço deprofissionalização do profissional docente de Língua Portuguesa e a formação inicial deprofessores amparada nos pressupostos da justiça social em educação, como refere Pereira(2015). Para a sustentação teórica e metodológica, mobilizamos alguns autores, dos quais sedestacam: André, Calil, Martins e Pereira (2017); Certeau (1982); Dubar (1995; 2006); Josso(2010); Lopes (1993; 2013); Nóvoa (2007; 2010); Pereira (2015; 2016); e Tardif (2011).Nesses termos, como resultados da análise realizada, realça-se que as práticas formativasdesenvolvidas no PIBID tiveram um papel muito significativo na construção das identidadesprofissionais desses professores, bem como na forma como esses sujeitos entendem o ensinode Língua Portuguesa, a forma como perspetivam a escola e a função social por eladesempenhada, no contexto de ação profissional em que se inserem, e no modo como lidamcom a formação contínua para aperfeiçoamento das ações no trabalho.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202270238
URI: https://hdl.handle.net/10216/121701
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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