Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121668
Author(s): Ana Catarina Freitas de Oliveira
Title: O estudante surdo com baixa visão no ensino superior: um estudo de caso
Issue Date: 2019-07-19
Description: A surdocegueira é uma deficiência única pois apesar de se caraterizar pela combinação da privação da capacidade auditiva e visual, cada pessoa deve ser encarada pelo conjunto das suas próprias caraterísticas. No caso da surdocegueira adquirida, esta pode ser causada por síndromes genéticas como é o caso da Síndrome de Usher, que é a mais comum, e que se carateriza pela cegueira noturna e pela perda de visão periférica, a visão passa a ser central e em túnel. A surdocegueira afeta milhares de pessoas em todo o mundo, que apresentam dificuldades de comunicação, orientação e mobilidade, acesso à informação e, consequentemente, dificuldades de interação com o mundo que as rodeia. A presente investigação visa compreender como se integra e inclui um estudante surdo com baixa visão no Ensino Superior, quais as suas principais dificuldades e de que modo ultrapassa as barreiras sentidas, compreendendo também como se sentiu quando lhe foi diagnosticada a Síndrome de Usher e como vive com esta fragilidade em todas as dimensões da sua vida. Numa perspetiva metodológica, e tendo em consideração que a investigação se focou num caso específico para serem estudadas as dimensões educativa, familiar e social deste estudante surdo com baixa visão, foi definido o estudo de caso como método desta investigação, recorrendo à entrevista enquanto técnica, sendo que foram entrevistadas nove pessoas - o próprio estudante, três docentes universitários com influência no percurso académico do estudante surdo com baixa visão, a intérprete de língua gestual que trabalha com este estudante desde que ele ingressou no Ensino Superior, a mãe, uma colega de turma, uma colega surda e o professor de natação do jovem. Os resultados apontam que apesar do choque inicial que o jovem surdo com baixa visão teve aquando da descoberta da Síndrome de Usher, o próprio demonstrou uma mudança de pensamento em aceitar e em se demonstrar com interesse e vontade para lutar pelo seu futuro e, apesar de todas as divergências quando ingressou no Ensino Superior, o certo é que devido à cooperação de todos os intervenientes, foi possível reunir estratégias facilitadoras para que o estudante se sinta apto a frequentar o contexto universitário, com vista a alcançar o sucesso académico que é pretendido, ainda que haja um longo caminho a percorrer no que respeita à integração e inclusão plena de estudantes com necessidades educativas especiais no Ensino Superior.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202270173
URI: https://hdl.handle.net/10216/121668
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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