Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121660
Author(s): Luís Joaquim António Muengua
Title: Análise do processo de inclusão do aluno surdo na identificação de gestos para conteúdos artísticos
Issue Date: 2019-07-15
Description: A história da Língua Gestual Portuguesa (LGP), enquanto língua privilegiadana educação de alunos Surdos, foi acompanhada de momentos de avanço e recuoque condicionaram significativamente o desenvolvimento educativo do Surdo e,consequentemente, as formas de apropriação dos conteúdos curriculares. Acriação do léxico de especialidade em LGP é um dos suportes educativos quepontua esses momentos da história da língua da comunidade Surda. No estudo,são analisados assuntos relacionados com a forma e os mecanismos adoptadospelas escolas de Surdos para incluir os alunos Surdos no processo de identificaçãode gestos para conteúdos artísticos em LGP, de modo a identificarmos asestratégias adoptadas pelas escola e percebermos em que medida tais estratégiascontribuem para que o aluno aceda aos conteúdos curriculares com maiorpropriedade e com níveis de complexificação conceitual cientificamenteadequados. Tendo como pressuposto o facto de o aluno Surdo pertencer a umacomunidade minoritária, com língua e cultura próprias (Skliar, 2001a; Coelho,2010), a perspectiva teórica do estudo é construída numa base discursiva quearticula os pressupostos epistemológicos dos paradigmas socioantropológico ecultural da surdez, e fenomenológico-interpretativo e sociocrítico, através de umaabordagem metodológica qualitativa onde procuramos discutir a forma como asescolas concebem o lugar do aluno Surdo no processo de criação do léxico deespecialidade e como tais práticas impactuam no processo educativo deste.Os dados recolhidos a partir da assistência a aulas e da realização deentrevistas semi-estruturadas a alunos Surdos, professores ouvintes, intérpretes deLGP e membros do colectivo de Direcção de duas escolas de Surdos, foram alvode análise de conteúdo, da qual resultou a discussão sobre as questões centrais donosso trabalho. As conclusões finais indicam que as escolas envolvem o alunoSurdo no processo de criação do léxico de especialidade em LGP, que recorremao léxico criado para mediar as aulas, que adoptam metodologias bilingues, e queo recurso a tais práticas contribui para o desenvolvimento de competênciascognitivas e metacognitivas do aluno, melhora os índices de desempenho dosactores educativos, estimula a aprendizagem e eleva os níveis motivacionais narelação educativa.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202270181
URI: https://hdl.handle.net/10216/121660
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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