Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121653
Author(s): José Cícero Pinto dos Santos
Title: A ONG Hope na cooperação internacional para o desenvolvimento em educação: perspectivas, desafios e transformações
Issue Date: 2019-07-23
Description: Esta pesquisa consiste em um estudo sobre cooperação internacional para odesenvolvimento tendo como estudo de caso o papel da ONG Hope como ator e catalisadorda Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em Educação. Autores como DavidKorten (1987), David Lewis (2001), Manuela Mesa (2014) entre outros reconhecem onotável trabalho que as Organizações não Governamentais (ONGs) veem desenvolvendopara assegurar a mudança social e econômica em favor da população marginalizada. Essasorganizações, pequenas, médias ou grandes são atores importantes na implementação depolíticas que garantam o acesso à educação às populações pobres no mundo. O trabalhoconstante da UNESCO, UNICEF, PNUD e Banco Mundial representa uma preocupaçãoreal em garantir a educação como um direito social (Marshall, 1967) e acessível a todos.Em razão disso, o objetivo do presente estudo é igualmente trazer algumas contribuiçõespara fomentar o discurso sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento emeducação, por meio dos atores e instrumentos da cooperação Norte-Sul ou Sul-Sul. Emboraa cooperação internacional tenha ganho certa relevância no discurso contemporâneo,Sánchez (2002) acredita que o senso comum tem levado as pessoas a compreenderem acooperação apenas como a doação de dinheiro dos países ricos (países do Norte) para ospobres (países do Sul). Mobilizamos as concepções de Lallande (2008) sobre as diferentesabordagens do pensamento em torno de cooperação para o desenvolvimento com oprincipal objetivo de ampliar nosso campo de conhecimento acerca da referida temática. AONG Hope como ator não governamental vem atuando há mais de 40 anos no sistema decooperação internacional trazendo uma contribuição que ao longo dos anos vemtransformando a vida de muitas crianças, jovens e adultos em várias partes do mundo.Como resultado o trabalho que a Hope vem desenvolvendo no campo da CID mostra quetodos podem fazer a diferença na luta por um mundo melhor e mais justo. Os fundamentosteórico-metodológicos utilizados para a construção desse estudo baseiam-se nospressupostos da pesquisa qualitativa com o método de (auto)narrativas e entrevistas. Naanálise interpretativa concentramo-nos no sentido que as pessoas atribuem à educação e àONG Hope como ator de cooperação internacional.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202270190
URI: https://hdl.handle.net/10216/121653
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
344667.pdfA ONG Hope na cooperação internacional para o desenvolvimento em educação: perspectivas, desafios e transformações1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.