Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121436
Author(s): Ana Mafalda Coelho da Silva
Title: Relatório de Estágio Profissional "O COLORIR DE UMA TELA EM BRANCO: UMA ESTUDANTE ESTAGIÁRIA EM BUSCA DAS CORES DO SABER"
Issue Date: 2019-07-19
Abstract: The practicum training, in the context of initial training, is the last step of a full path of acquisitions. This is a process that has multiple colors, tones and nuances, as a result of the experiences lived, which are unique to the development of the pre-service teacher. It's an exclusive and authentic context, with real teachers and students, that make possible the experience of the profession, at the highest level. This document reflects the course of rediscovering the colors of the teaching and knowledge of a painter (pre-service teacher, the author), in a group of schools from Aveiro, near the center of Porto. This report began with the metaphor of a blank canvas, which has been colored throughout the school year, as a result of multiple learning and remarkable events. It's important to point out the act of planning, carried out in a careful and thoughtful way, following the black and white curriculum, as well as the school conditions and the needs of each student, seeking the rainbow of teaching and knowledge. Adding the process of reflection, something that went along with thecourse of the pre-service teacher and that proved out to be crucial for the transformation from the solid colors to the complete palette of colors. Thisinquiring and reflective attitude allowed the pre-service teacher to identify the problems of the teaching process and to seek strategies to solve them through the application of a unique and transforming methodology: the Assessment forLearning. Its use has boosted out the learning, in terms of performance, as well as the dynamics of the different groups and knowledge acquisition. In addition, it also raised the levels of motivation and involvement of the class, a difficulty thatwas identify since the first period of the year. In fact, this year of practicum training represented a significant time and space in the pre-service teacher education,resulting in a true explosion of emotions, sensations and colors, culminating in a unique and unforgettable work, materialized in this document.
Description: O Estágio Profissional, no contexto da formação inicial, é a última etapa de umpercurso pleno de aquisições. Este é um processo que se reveste de múltiplascores, tons e nuances, em resultado das experiências e vivências, que são únicas para o desenvolvimento dos Estudantes Estagiários. Trata-se de umcontexto único e autêntico, com professores e alunos reais, que possibilitam a vivência da profissão, ao mais alto nível. O presente documento espelha o percurso de redescoberta das cores do ensino e do saber de uma pintora (estudante-estagiária, a autora), num agrupamento de escolas sediado emAveiro, junto ao grande Porto. Este relatório iniciou-se com a metáfora de uma tela em branco, que se foi colorindo ao longo do ano letivo, em resultado de múltiplas aprendizagens e acontecimentos marcantes. Destaque-se o ato de planear, efetuado de forma cuidada e ponderada, seguindo o currículo prédefinido, a preto e branco, bem como as condições da instituição e asnecessidades de cada aluno, buscando o arco-íris do ensino e do saber. Acrescente-se o processo de reflexão, algo que acompanhou o percurso da Estudante Estagiária e que se revelou crucial para a transformação das coressólidas que transportava até uma completa paleta de cores. Esta atitude indagadora e reflexiva permitiu à Estudante Estagiária identificar os problemasdo processo de ensino e procurar estratégias para os resolver através daaplicação de uma metodologia única e transformadora: a Avaliação para a Aprendizagem. A sua utilização potenciou a aprendizagem, tanto ao nível da performance, como também das dinâmicas dos distintos grupos e aquisição de conhecimentos. Além disso, elevou os níveis de motivação e de envolvimento dos alunos da turma, que era uma dificuldade identificada desde o primeiro período. De facto, este ano de Estágio Profissional representou um tempo e umespaço marcante na formação da Estudante Estagiária, resultando numa verdadeira explosão de emoções, de sensações e de cores, culminando numa obra única e inesquecível, materializado no presente documento.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202443760
URI: https://hdl.handle.net/10216/121436
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
343929.PDFRelatório de Estágio Profissional "O COLORIR DE UMA TELA EM BRANCO: UMA ESTUDANTE ESTAGIÁRIA EM BUSCA DAS CORES DO SABER"6.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.